A largada da temporada 2020 para o Inter será dada a partir de 15 de dezembro. Na noite anterior, Eduardo Coudet terá feito em Mar del Plata (ARG) o seu último jogo como treinador do Racing. Ele disputará o Troféu dos Campeões, quando o Racing jogará a sua última competição diante do Tigre. Depois disso, a direção colorada falará abertamente sobre o seu técnico para janeiro. Com a sétima colocação no Brasileirão, além da vaga à pré-Libertadores, o Inter receberá um prêmio de R$ 23,1 milhões.
A vitória de virada sobre o Atlético-MG marcou a despedida do técnico Zé Ricardo, e de jogadores que não terão os contratos ou empréstimos renovados. Um deles poderá ser D'Alessandro, que nesta semana terá uma reunião com a direção de futebol e com o presidente Marcelo Medeiros, a fim de definir o seu futuro. A renovação ou não de contrato com Rafael Sobis também será definida nos próximos dias.
Coudet receberá o time a partir de 8 de janeiro, quando o futebol profissional começará a temporada. Ele terá menos de um mês para formar às pressas a equipe que disputará os mata-matas da pré-Libertadores. Um de seus pedidos foi a permanência de D'Alessandro, que ainda não definiu o seu destino na temporada seguinte — mas que deseja jogar futebol profissional por pelo menos mais um ano. No dia 21, o novo treinador estará no Beira-Rio, convidado por D'Alessandro para o jogo beneficente Lance de Craque.
O primeiro reforço argentino do Inter para a temporada 2020 poderá ser o volante Damián Musto, 32 anos, que foi jogador de Coudet no Rosario Central. O jogador do Tijuana, que está emprestado ao Huesca (ESP), ficou 11 meses parado devido à suspensão por doping — por uso de diurético —, e poderá retornar ao futebol a partir de 5 de janeiro. Primeiro volante, Musto chegará para a função de Rodrigo Dourado, cuja projeção de retorno ao futebol aponta para março.
— Geralmente eu venho aqui (na sala de conferências) para dar notícia ruim, mas agora é só pelo fechamento do calendário esportivo — começou o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, o seu discurso de fim de campeonato.
Medeiros em seguida foi questionado por dois nomes de peso do clube: D'Alessandro e Sobis, ambos com contrato se encerrando em 31 de dezembro.
— Não vou entrar na questão de nomes, é obvio que as avaliações estão sendo feitas. Essa conversa não é só com os membros da comissão técnica, mas é também com os membros do comitê de gestão. São dois jogadores (D'Alessandro e Sobis) importantíssimos, com história no clube, que devemos reconhecer e reverenciar. O Inter fará um relatório do que foi desenvolvido no ano, e temos até 8 de janeiro pra trabalhar com calma. São questões que vamos tratar com carinho — afirmou Medeiros, de forma vaga.
O dirigente, porém, prometeu um 2020 melhor para os colorados. A última conquista do Inter foi a Recopa Gaúcha, em 2017.
— A gente sabe que precisa de reposição em todos os setores, com exceção do gol. Teremos um 2020 mais competitivo que o 2019. Essa é a nossa meta. Tínhamos uma obrigação em 2017, um crescimento em 2018, e, mesmo com uma queda de rendimento nos últimos 50 dias, podemos fazer uma boa temporada em 2020, corrigindo alguns erros — concluiu Medeiros, confirmando que o meia campeão mundial sub-17 João Peglow começará a temporada no elenco principal.
Paolo Guerrero, que interessa ao Boca Juniors, deverá permanecer. Apesar das evasivas nas entrevistas, o goleador do Inter na temporada, dificilmente deixará o Beira-Rio.
— Era o que tínhamos que fazer (ganhar do Atlético-MG) nesta última rodada: dar uma alegria ao torcedor. Não podíamos perder o último jogo. O torcedor sempre nos apoiou. Terminou a temporada. Queríamos ter conseguido alguma coisa a mais, mas a próxima temporada vai ser melhor. Tenho contrato aqui. A gente nunca sabe do futuro, mas tenho contrato, sou jogador do Inter, e até agora continuo aqui. O meu foco é estar aqui na próxima temporada. Estou feliz aqui e, a próxima temporada, esperamos que seja melhor que essa. Que possamos conseguir coisas importantes — afirmou Guerrero.
Partidas e chegadas
Quem será vendido
Nico López (Tigres-MEX)
Quem pode sair
D'Alessandro
Rafael Sobis
Bruno
Bruno Silva
Emerson Santos
Rithely
Galdezani
Neilton
Tréllez
Danilo Fernandes
Quem tem sondagem de outros clubes
Guerrero (Boca Juniors)
Edenilson (Al-Hillal)
Patrick (Fenerbahçe)
Quem tem contrato, mas pode ser emprestado
Klaus - contrato até 31/12/2020
Dudu - contrato até 31/12/2021
Pedro Lucas - contrato até 31/12/2020
Keiller - contrato até 31/12/2020
Uendel - contrato até 31/12/2020
Quem pode ser contratado
Damián Musto, 32 anos, volante argentino do Tijuana, mas que está emprestado ao Huesca (ESP)
Marco Ruben, 33 anos, atacante argentino do Rosario Central, que está emprestado ao Athletico