O jogo de ida da final da Copa do Brasil já faz parte do passado. Depois de perder por 1 a 0 na Arena da Baixada, o Inter precisará reverter no Beira-Rio, na próxima quarta-feira (18), para conquistar a taça. Porém, antes de a bola rolar, os colorados podem ter uma certeza: não será uma tarefa simples. Até agora, sob o comando do gaúcho Tiago Nunes, o Athletico-PR só sofreu a virada uma única vez em mata-matas.
Ao todo, o time do Paraná iniciou seis confrontos como mandante, obtendo quatro vitórias, um empate e uma derrota. O único revés se deu pelas oitavas de final da Libertadores, quando o Boca Juniors saiu vitorioso de Curitiba e, na Bombonera, confirmou a classificação com nova vitória.
Contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, dois empates levaram a disputa para os pênaltis e, no Maracanã, os paranaenses saíram vitoriosos. Mas, para o Inter, o que interessa é saber de que forma a equipe reage depois de vencer o jogo de ida. E, neste cenário, o retrospecto é favorável aos athleticanos.
Na campanha do título da Copa Sul-Americana de 2018, em casa, o Athletico-PR começou vencendo três duelos. Na primeira fase, ainda treinado por Fernando Diniz, a equipe bateu o Newell's Old Boys por 3 a 0 e, na Argentina, mesmo perdendo por 2 a 1, passou adiante. Na segunda fase, contra o Peñarol, fez 2 a 0. No Uruguai, goleou por 4 a 1. Na semifinal, contra o Fluminense, também foram duas vitórias — ambas por 2 a 0.
A única vez em que o time de Tiago Nunes cedeu a virada foi na Recopa Sul-Americana, contra o River Plate, atual campeão da Libertadores. O interessante é que o placar construído no Paraná foi exatamente o mesmo da última quarta-feira: 1 a 0, com gol marcado por Marco Ruben.
Na partida de volta, no Monumental de Núñez, os comandados de Marcelo Gallardo martelaram até os 20 minutos do segundo tempo, quando, com auxílio do VAR, o árbitro assinalou pênalti após a bola bater no braço de Lucho González. O goleiro Santos ainda chegou a defender a cobrança, mas Nacho Fernández converteu no rebote. A partir de então, o Athletico-PR se abriu para buscar um gol e, no contra-ataque, sofreu o segundo gol pelos pés de Lucas Pratto. Enfim, nos acréscimos, Matías Suárez aproveitou falha da defesa para dar números finais ao confronto: 3 a 0.
Desempenho do Athletico-PR após vencer jogo de ida sob o comando de Tiago Nunes:
- Segunda fase da Copa Sul-Americana 2018
Ida: Athletico-PR 2x0 Peñarol
Gols de Marcelo Cirino e Pablo
Volta: Peñarol 1x4 Athletico-PR
Gols de Léo Pereira, Marcinho, Cristian Rodríguez (Penãrol), Nikão e Bruno Guimarães
- Semifinal da Copa Sul-Americana 2018
Ida: Athletico-PR 2x0 Fluminense
Gols de Renan Lodi e Rony
Volta: Fluminense 0x2 Athletico-PR
Gols de Nikão e Bruno Guimarães
- Recopa Sul-Americana 2019
Ida: Athletico-PR 1x0 River Plate
Gol de Marco Ruben
Volta: River Plate 3x0 Athletico-PR
Gols de Nacho Fernández, Lucas Pratto e Matías Suárez