O dia 20 de agosto é sempre especial para o lateral Zeca. Foi nesse dia, no ano de 2016, que o jogador participou de uma conquista inédita. No Maracanã, a Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira (19), a conquista completa três anos e tem um sabor especial para o jogador do Inter, que segue em objetivos tão grandes quanto aquele feito.
Na competição olímpica, foram seis jogos com três vitórias e três empates. Zeca foi titular em todas as partidas disputadas no torneio. Invicto, o Brasil enfrentou a Alemanha na final e venceu nos pênaltis. Naquela equipe, comandada por Rogério Micale, Zeca atuava pela lateral-direita. E foi para atuar nesta posição que ele chegou para jogar no Inter, em abril do ano passado. Veloz, o jogador foi líder de desarmes entre os laterais colorados no Gauchão 2019 com 24 corretos e aproveitamento de 82,8%.
Durante os Jogos Olímpicos, Zeca trabalhou com Odair Hellmann, auxiliar técnico à época e atual treinador do Inter. E a parceria com o comandante faz o lateral de 25 anos acreditar em conquistas pelo Inter e em se tornar ídolo da torcida colorada.
— Sempre é bom recordar a conquista do ouro. Isso me motiva a cada dia em busca de alcançar meus objetivos e as metas do Inter. Aqui fui acolhido e recebi muitas oportunidades. Sigo trabalhando e focado, todos os dias, buscando melhorar e conquistar títulos para essa maravilhosa torcida — afirma Zeca.
No grupo colorado, além de Zeca e Odair, Rodrigo Dourado e D'Alessandro também ostentam a condição de campeões olímpicos. O volante esteve no elenco brasileiro nos Jogos do Rio 2016 e o meia no grupo argentino campeão em Atenas 2004.
Ambidestro e podendo atuar nas duas laterais, o camisa 37 já vestiu a camisa colorada em 46 partidas. Em 2019 foram 27 partidas com 19 vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas. Com ele em campo, o time tem 75,30% de aproveitamento. Atualmente, Zeca é reserva de Bruno. No último sábado (17), esteve em campo na vitória sobre o Fortaleza, fora de casa, pelo Brasileirão.