A direção do Inter mantém a tentativa de tentar convencer o Al-Wehda, da Arábia Saudita, a ceder por empréstimo o meia-atacante Marcos Guilherme. Porém, as negociações com os árabes são consideradas complicadas, já que o clube saudita pagou 4 milhões de euros para contratar o jogador do Athletico-PR, em junho do ano passado.
O vínculo do atleta que irá completar 25 anos, no dia 5 de agosto, se estende até 30 de junho de 2021 e num primeiro momento, o Al-Wehda só aceitaria vendê-lo, algo fora dos padrões colorados no momento. As negociações seguem em andamento e a direção do clube gaúcho já fez sua proposta ao empresário do jogador, Neymar da Silva Santos.
Revelado nas categorias de base do Athletico-PR, ele chegou a ser chamado de "maior joia da história do clube", pelo então presidente Mário Celso Petraglia. Paulista da cidade de Itararé, Marcos Guilherme se profissionalizou em 2014.
No Athletico-PR disputou 160 jogos e marcou 21 gols, até 2017, quando foi emprestado para o Dinamo Zagreb. No time croata foram apenas 13 jogos na equipe principal, além de duas partidas pela equipe B, com um gol marcado.
Em julho de 2017 foi emprestado ao São Paulo, onde permaneceu até junho de 2018. No Morumbi foram 49 atuações e 10 gols até surgir o interesse do Al-Wehda, à época comandado por Fábio Carille.
Desde que desembarcou na Arábia Saudita, Marcos Guilherme atuou em 30 jogos, sempre como titular. Nestas partidas foi substituído em apenas oito, marcou nove gols, deu duas assistências e recebeu quatro cartões amarelos. Porém, a equipe decepcionou e terminou o campeonato na sétima colocação, entre 16 participantes.
— Por ser meu primeiro ano, avalio como uma temporada positiva. Fui muito bem recebido por todos no clube e estou bem adaptado. Ajudei no que pude. Nós queríamos ter brigado pelo título, mas não deu. Acredito que fizemos uma boa temporada e a próxima tem tudo para ser ainda melhor — disse o jogador ao final da temporada árabe.
Sua última atuação aconteceu na vitória sobre o Al Fahya, por 5 a 2, no dia 16 de maio, data da última rodada do campeonato saudita, que tem sua temporada nos moldes europeus, com início previsto para agosto.
Marcos Guilherme também tem um bom histórico nas seleções brasileiras de base. Em 2015 foi o artilheiro do Campeonato Sul-Americano sub-20, disputado no Uruguai, com quatro gols em nove jogos. No grupo do técnico Alexandre Gallo estavam o zagueiro Eduardo Bauermann, ex-Inter, o volante Walace e o atacante Yuri Mamute, ambos ex-Grêmio, o atacante Malcom, hoje no Barcelona, o meia Gérson, ex-Fluminense e que pertence a Roma, e o atacante Gabigol, atualmente no Flamengo.
Um quarto lugar no Sul-Americano classificou o Brasil para o Mundial sub-20 de 2015. Na Nova Zelândia, a equipe dirigida por Rogério Micale, que contava com Gabriel Jesus, Malcom, Andreas Pereira (Manchester United) e Jorge (Santos) ficou com o vice-campeonato, após perder para a Sérvia, na prorrogação. Marcos Guilherme foi titular em toda a campanha e na semifinal contra o Senegal marcou dois gols na goleada por 5 a 0.
Confira os números da carreira de Marcos Guilherme
- Athletico-PR (2014-17) - 160 jogos, 21 gols
- Zagreb (janeiro a julho de 2017) - 13 jogos - 0 gol no time A; 2 jogos e 1 gol no time B
- São Paulo (julho-17 a junho-18) - 49 jogos, 10 gols
- Al-Wehda (desde junho-18) - 30 jogos, 9 gols
- Seleção Brasileira sub-20 (2015) - 16 jogos, 6 gols