Enquanto a Copa América avança, o retorno da temporada regular do futebol brasileiro começa a se avizinhar. Com a retomada do calendário, virão jogos decisivos para o Inter em meio ao Brasileirão. Primeiro, diante do Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Em seguida, diante dos uruguaios do Nacional, pelas oitavas de final da Libertadores.
Mais afeito ao calendário europeu, o futebol uruguaio está de recesso desde 31 de maio, quando o Torneo Apertura chegou ao fim. Enquanto Odair Hellmann começa a quebrar a cabeça a fim de montar dois times para encarar três competições, com jogos a cada três ou quatro dias, o treinador Álvaro Gutiérrez montará o seu Nacional na pré-temporada nos Estados Unidos. Neste sábado (22), enquanto o Inter se reapresentará e viajará a Atibaia (SP), os uruguaios de passaporte em punho embarcarão para a Flórida. Lá, durante duas semanas, treinarão e participarão de um torneio, na cidade de Boca Ratón, a "Copa Gigantes de América", quando enfrentarão o América de Cáli, e o clássico de Montevidéu diante do Peñarol – que também estará realizando a sua pré-temporada em Miami.
— Por um lado, vamos enfrentar um dos times mais fortes da América. Uma equipe com história, com Guerrero, com Sobis, com Nico, com D'Alessandro. Por outro lado, nos traz muita saudade e esperança porque em 1980 fomos campeões da Libertadores diante do Inter. E, em 2007, conseguimos nos classificar às oitavas de final contra um Inter campeão do mundo. Vai ser um lindo desafio e muito bom voltar a Porto Alegre para enfrentar o Inter — disse o vice-presidente do Nacional, Alejandro Balbi.
Segundo colocado no Grupo E da Libertadores, com a mesma pontuação (13) do primeiro colocado, o Cerro Porteño, e tendo eliminado o Atlético-MG, o Nacional se movimentou pouco no mercado de meio de ano. Contratou o zagueiro Hugo Magallanes, ao Cerro Largo-URU, perdeu o goleiro reserva Esteban Conde, que não renovou contrato e foi para o Banfield, enquanto que o veterano lateral-esquerdo Álvaro Pereira, ex-São Paulo, pode ser negociado ao América de Cáli. Além disto, o meia Rodrigo Amaral rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito e está fora da temporada. Já o Inter está finalizando a venda de Iago ao futebol alemão, busca uma reposição de grupo para a lateral esquerda e tenta evitar a todo o custo a saída de Edenilson para o Al Hilal, da Arábia Saudita.
A fim de tentar a vaga às quartas de final da Libertadores, eliminando o Inter, a direção do Nacional optou por mandar o jogo de ida no Parque Central, em vez de jogar no Centenário – cuja capacidade é superior. No estádio do Nacional – onde o Inter atuou nas Libertadores de 2006 e de 2007 –, a pressão sobre o adversário é maior. Todos os 34 mil ingressos serão vendidos.
Antes do mata-mata entre brasileiros e uruguaios, o Nacional terá um calendário mais suave. Enquanto o Inter reabrirá o ano em São Paulo, enfrentando o Palmeiras pela Copa do Brasil, e seguindo com jogos duros pelo Brasileirão, o Gre-Nal, mais a definição da vaga contra o Palmeiras, o Nacional terá pela frente o Torneo Intermedio, competição criada em 2017 e vencida as duas vezes pelo Nacional. Disputada antes do Clausura, vale vaga para a Supercopa do Uruguai, em que o vencedor do torneio joga contra o campeão uruguaio. O Penãrol conquistou o Apertura 2019.
— Apesar de um calendário mais complicado, Inter ainda é favorito diante do Nacional. Tem um ataque perigosíssimo, com Guerrero em grande fase e com Nico López, que deveria ter sido chamado para a seleção uruguaia. Creio que veremos um bom confronto entre os argentinos Bergessio, centroavante do Nacional, e Víctor Cuesta — comentou Martín Gomez de Freitas, repórter da Rádio Universal, de Montevidéu.
Falta um mês para que Inter e Nacional se encontrem pela quarta vez na Libertadores.
Calendário do Inter
- 22/6 – Reapresentação e embarque para Atibaia (SP), onde fará intertemporada por uma semana
- 28/6 – Inter x Pouso Alegre-MG (jogo-treino)
- 29/6 – Inter x Atibaia SC (jogo-treino)
- 29/6 – Retorno a Porto Alegre
- 1º/7 – Volta aos treinos no CT Parque Gigante
- 10/7 – Palmeiras x Inter (Copa do Brasil, quartas de final, ida)
- 13/7 – Athletico-PR x Inter (Brasileirão, 10ª rodada)
- 17/7 – Inter x Palmeiras (Copa do Brasil, quartas de final, volta)
- 20/7 – Inter x Grêmio (Brasileirão, 11ª rodada)
- 24/7 – Nacional x Inter (Libertadores, oitavas de final, ida)
- 27/7 – Inter x Ceará (Brasileirão, 12ª rodada)
- 31/7 – Inter x Nacional (Libertadores, oitavas de final, volta)
- 3/8 – Fluminense x Inter (Brasileirão, 13ª rodada)
Calendário do Nacional
- 22/6 – Embarque para Miami, onde fará por duas semanas pré-temporada e amistosos
- 4/7 – América de Cáli x Nacional (amistoso em Boca Ratón, nos EUA)
- 6/7 – Peñarol x Nacional (Amistoso em Boca Ratón, nos EUA)
- 9/7 – Retorno ao Uruguai
- 14/7 – Nacional x Defensor (Torneo Intermedio, 1ª rodada)
- 24/7 – Nacional x Inter (Libertadores, oitavas de final, ida)
- 21/7 – Danubio x Nacional (Torneo Intermedio, 2ª rodada)
- 28/7 – Nacional x Progreso (Torneo Intermedio, 3ª rodada)
- 31/7 – Inter x Nacional (Libertadores, oitavas de final, volta)
- 4/8 – Boston River x Nacional (Torneo Intermedio, 4ª rodada)