Após uma classificação para a final do Campeonato Gaúcho sub-20, com um empate em 3 a 3 com o Grêmio, e uma vitória de virada por 2 a 1, também sobre o maior rival, pelo Brasileirão de Aspirantes, o diretor executivo do Inter, Rodrigo Caetano, falou sobre o momento vivido pelas categorias de base do clube.
Aproveitando o recesso dos profissionais, o dirigente observou de perto o trabalho feito nas categorias inferiores. De acordo com Caetano, a aproximação dos jovens jogadores com os atletas experientes é fundamental para que não haja um grande choque quando estes forem promovidos ao time principal.
— Estive acompanhando o Gre-Nal no sub-20 e também a vitória no clássico pelos Aspirantes. A gente faz um trabalho de integração da base com o profissional, isso é constante no clube e, por isso, temos um número considerável de atletas da base treinando no profissional. O objetivo é justamente diminuir essa distância e eles possam se acostumar e, amanhã ou depois, quando forem chamados, possam dar conta do recado — comentou.
O atacante Netto, autor dos dois gols do Inter sobre o Grêmio pelo Brasileirão de Aspirantes, e o lateral-esquerdo Erik, destaque do time sub-20, são alguns dos principais atletas que surgem no Celeiro de Ases colorado. Caetano, contudo, prefere enaltecer o retorno da força do Inter nas categorias de acesso.
— Muito difícil de falar individualmente, porque se gera uma expectativa e, com isso, pode resultar em uma frustração. Devido a minha experiência, preciso ressaltar o trabalho que está sendo feito de recuperação das categorias de base do Inter. Com isso, o trabalho vai gerar bons frutos para o grupo profissional — analisou.
Rodrigo Caetano também confirmou que alguns jogadores da base irão para Atibaia participar das atividades de intertemporada, sob o comando de Odair Hellmann. O objetivo é que o técnico observe mais de perto alguns valores do clube para a sequência da temporada.
— Para Atibaia, seguirão os jogadores que já estão figurando no grupo principal. Talvez mais uma ou duas peças. Justamente para que o Odair e a comissão técnica possam vê-los de mais perto nos treinos e, quem sabe, algum deles ganhe oportunidade em alguma das competições que teremos no segundo semestre — afirmou o dirigente.
Os laterais-esquerdos Leocovick, do sub-23, e Erik, do sub-20, estão sendo observados pela comissão técnica do grupo profissional e pelo departamento de futebol. Os dois jogadores podem seguir o exemplo de Iago e subir das categorias de base do clube para se tornarem titulares do time profissional.
— É difícil de prever isso. Primeiro o Iago tem que ter sua saída concluída. Se isso acontecer, nada mais justo que olhemos primeiro para a formação para que depois, caso achemos necessário, irmos ao mercado para contratar um jogador que, de fato, vai agregar qualidade — finalizou.