Clubes de futebol no Brasil sobrevivem de vendas de jogadores. O grosso do caixa sai das negociações do atletas, caso o clube em questão não se chame Palmeiras ou Flamengo. O Inter não vende um jogador em euros desde a saída de Alisson para a Roma, no primeiro semestre de 2016 — o goleiro já defende o Liverpool e poderá se sagrar campeão europeu daqui a três semanas. Por isso, o interesse do Porto em Iago é visto com bons e grandes olhos no Beira-Rio. Se uma oferta chegar, Odair Hellmann precisará de um novo lateral-esquerdo. Especula-se que o valor de um possível interesse dos portugueses gire na casa dos R$ 26 milhões.
O Porto pode negociar nas próximas semanas o ex-lateral-esquerdo de Juventude e de Grêmio Alex Telles ao Atlético de Madrid por 40 milhões de euros (cerca de R$ 173 milhões). Caso isso ocorra, o Porto poderá investir em Iago. E justamente num momento em que Iago começa a manter uma regularidade na equipe. Diante do River Plate, no Monumental de Núñez, o lateral fez uma de suas melhores apresentações na temporada.
— Sabemos de diversos interesses, gente que observou o Iago lá em Porto Alegre e aqui (em Buenos Aires). Existe a possibilidade (de que uma oferta seja apresentada), mas até agora não chegou nada — comentou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo.
Procuro não me envolver e apenas fazer o meu trabalho
IAGO
Sobre chance de sair do Inter
Caso a proposta chegue e o Inter se disponha a vendê-lo, o substituto imediato é Uendel. O veterano lateral já atuou em oito partidas nesta temporada e é a primeira opção da comissão técnica para a vaga. É claro que uma possível saída de Iago vai gerar uma onda de pedidos para que Zeca passe para o outro lado do campo, deixando a lateral direita e assumindo a função na qual se consagrou no seu começo de carreira no Santos. Odair Hellmann, porém, resiste. Entende que Zeca é lateral-direito e que agora está em boa fase, depois de se reacostumar à posição.
— Deixo para o meu empresário e para a direção resolverem. Procuro não me envolver e apenas fazer o meu trabalho — desconversou Iago, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), quando questionado sobre uma possível negociação ao Porto. — É normal um jogador da base subir e ter uma certa oscilação. Eu sempre trabalho e procuro melhorar as coisas que eu preciso. Acho que agora estou um momento bom. Não só eu, mas todo o nosso time — acrescentou o lateral, a respeito da nova boa fase.
Em caso de uma inversão de laterais, o Inter teria apenas Bruno e o novato Heitor para a lateral direita. Bruno já foi titular em alguns jogos no ano, devido à má fase de Zeca, mas as suas constantes lesões preocupam para alguém que poderia ser fixado como o novo dono da função.
Por outro lado, a linha sucessória de laterais-esquerdos do Inter ainda não parece bem definida ou mesmo com jogadores prontos para assumir a "camisa 6". Das categorias de base, Erik (18 anos), Leo Leocovick (19 anos) e Matheus Cazzeta (18 anos) estão na fila para jogar na lateral esquerda colorada nos próximos anos. No momento, porém, nenhum deles parece pronto para o desafio. Tanto é assim que sequer foram convocados para treinar com o elenco principal.
Tudo indica que, no momento, caso Iago deixe o Inter na janela da Europa, a vaga ficará para Uendel. Em 2019, ele tem sido discreto: jogou 675 minutos entre oito jogos, sete deles do Gauchão e um do Brasileirão — com os reservas, na derrota para a Chapecoense. Além disso, existe a hipótese de deslocar Zeca para a esquerda (a exemplo do que fez muitas vezes no tempo de Santos), entrando Bruno na direita.
Opções para a lateral esquerda
No grupo principal
1) Uendel
2) Zeca (com Bruno assumindo a direita)
Nas categorias de base
3) Erik (18 anos, 1m70cm)
4) Leonardo Leocovick (19 anos, 1m80cm)
5) Matheus Cazzeta (18 anos, 1m79cm)