Locado em 2012 junto ao Pedrabranca Futebol Clube, o CT do Inter em Alvorada, a Morada dos Quero-Queros, passou por uma grande transformação desde então, virando uma espécie de resort para as categorias de base do clube. Com sete campos de treinos, quatro categorias e mais de uma centena de atletas que passam diariamente pelos vestiários, gramados e refeitórios do Centro de Treinamentos.
Ao contrário do Ninho do Urubu, o CT do Flamengo, onde ocorreu a tragédia com 10 mortos, devido a um incêndio no começo da manhã desta sexta-feira, e cujo alojamento dos jogadores era provisório, a estrutura colorada é nova e definitiva.
Os alojamentos do CT têm lugar para receber até 80 jogadores, na faixa etária dos 15 aos 18 anos. No momento, como a base está em período de férias, sem competições, apenas 30 atletas moram no Centro de Treinamentos. O clube estabeleceu em 15 anos a idade mínima para que um atleta possa ficar nos alojamentos da Morada dos Quero-Queros. O PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio) do CT está em dia, e é válido até julho.
Por temporada, o Inter investe cerca de R$ 20 milhões nas categorias de base, entre salários dos atletas e dos funcionários, melhorias no CT, além do aluguel dos cinco hectares no limite entre Porto Alegre e Alvorada. Do atual elenco colorado, Rodrigo Dourado é o mais antigo morador do CT de Alvorada. Todos os demais pratas da casa do time de Odair Hellmann em algum momento passaram pelo "Quero-Queros".
Cada um dos alojamentos do CT é equipado com 20 quartos, com capacidade para até quatro atletas, divididos por faixa etária. A Morada dos Quero-Queros é equipada com quatro campos de futebol profissional, mais oito vestiários, academia, piscina térmica e departamento médico. Há também um campo oficial de grama sintética, que já foi utilizado para a preparação do time profissional em determinadas partidas disputadas em gramados artificiais.
No CT, os jogadores da base também têm à disposição uma equipe de profissionais dando o suporte para suas atividades, como nutricionistas, médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Em Alvorada, o Inter tem refeitório, auditório para palestras e área de lazer para os jogadores.
Antes de sonhar com o CT de Guaíba — que será chamado de Cidade do Inter —, ainda sem previsão para ser construído, o clube chegou a analisar a aquisição da Morada dos Quero-Queros, mas acabou desistindo devido à distância e à impossibilidade de unir o elenco profissional com a base — o que se projeta que ocorrerá em Guaíba.
A estrutura do CT de Alvorada:
— Alojamento com 20 dormitórios (camas, colchões, televisores, banheiros, wifi, ar-condicionado)
— Espaço para até quatro atletas por quarto, separados de acordo com faixa etária
— Monitores 24 horas por dia
— Hoje, há cerca de 30 atletas alojados no CT, uma vez que é um período de férias, e apenas o Inter B está treinando em Alvorada
— PPCI e alvarás estão em dia, e válidos até o mês de julho
— A Morada dos Quero-Queros sediou em dezembro a Copa Ipiranga Sub-20
— O Inter controla o atestado escolar dos atletas
— Clube tem apólice de seguro para todos os jogadores
— Inter oferece aos atletas atendimento odontológico, acompanhamento psicológico e nutricional
— O clube não aloja jogadores com menos de 14 anos de idade no CT de Alvorada
— Os jogadores alojados no CT estão compreendidos entre a categoria sub-15 e o Inter B