O Inter abriu a temporada 2018 com baixa expectativa para o ano. Afinal, em lenta reconstrução, o clube recém conseguia respirar fora da Série B. Depois de um início turbulento, o time de Odair Hellmann surpreendeu. Ainda que sem título, o Colorado conseguiu se classificar com folga para a Libertadores. Pois a falta de perspectiva no ano passado deu lugar à esperança em 2019. Com ela, a falta de paciência da torcida. A segunda derrota em três jogos no Gauchão já teve um preço para os colorados: vaias e protestos no Passo D'Areia no último domingo (27), após o 2 a 0 aplicado pelo São José.
Em decorrência do atraso na tabela e da falta de resposta no rodízio promovido pelo treinador nas primeiras rodadas, o Inter vai se arriscar com os titulares. O jogo 1 desta nova etapa será nesta quarta-feira (30), diante do Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina. O primeiro sintoma do delicado momento no Beira-Rio foi o treino fechado desta segunda-feira (28). A partir de agora, o Inter da Libertadores começará a nascer. Até então, pouco se pôde aproveitar dos nomes testados no revezamento adotado das primeiras rodadas do Estadual.
Ao que tudo indica, há de duas a três vagas em aberto na equipe principal.
A primeira delas é a lateral direita. Na teoria, Zeca é o titular absoluto. O problema é que, com desconforto muscular na coxa direita, o ex-santista ainda não conseguiu jogar. Bruno é o único especialista à disposição da comissão técnica, mas a sua amostragem ainda é pequena. As demais opções são o atacante Bruno José, que atua improvisado na posição, e o novato Heitor.
Apesar das falhas na bola aérea na derrota para o Pelotas, Rodrigo Moledo e Víctor Cuesta seguem intocáveis na defesa. O mesmo serve para o lateral-esquerdo Iago.
No meio-campo, há pelo menos uma vaga em discussão: o lado esquerdo do tripé de volantes, onde Patrick segue instável. Mas, para sacá-lo, Odair tem um leque restrito: Rithely ou Juan Alano — Rodrigo Lindoso, que poderia ser a terceira alternativa, jogou ainda menos do que Patrick. Somado ao desgaste físico causado pelo calorão de domingo (27), a disputa do segundo jogo consecutivo pesa contra a escalação de Rithely, um agravante para o atleta que não atuava havia um ano. Resta Juan Alano, que tem capacidade de marcar e de armar.
Já no setor ofensivo, Odair tem uma decisão a tomar: jogará com um atacante pelos lados ou com um jogador de referência? Por enquanto, o titular é William Pottker. Diante do São José, o centroavante colombiano Santiago Tréllez estreou. Apesar de seu posicionamento na área, parecia invisível aos olhos de laterais, meias e atacantes. Não recebeu um cruzamento sequer em condições de arrematar. Enquanto não puder contar com Paolo Guerrero, parece improvável que o técnico aposte no jovem Pedro Lucas, enquanto Jonatan Alvez, o outro homem de área, segue fora dos planos e nem sequer foi inscrito no Estadual.
— A partir do próximo jogo, a base será a equipe que jogou contra o Pelotas, e a sequência será assim por diante. Com algumas mudanças pontuais por questões táticas, variação de equipes ou desconfortos (musculares). Mas a ideia é dar sequência para a equipe e fazer uma boa estreia na Libertadores — disse Odair, após a derrota para o São José.
O Inter corre contra o tempo para remontar seu time. Restam 37 dias para a estreia no Grupo A da Libertadores, possivelmente contra o São Paulo, no Morumbi.
Posições em xeque
Lateral direita
Zeca é o dono da posição. Para confirmar essa condição, porém, precisa ir a campo, o que ainda não ocorreu em 2019. Contratado para ser seu reserva, Bruno pode assumir o posto, caso o titular permaneça afastado devido a um desconforto muscular.
Volante/meia pela esquerda
Patrick é o mais contestado dos titulares do Inter desde o ano passado. Foi mal nas derrotas para Pelotas e São José e dificilmente jogará em Veranópolis. Caso Odair Hellmann mantenha o mesmo sistema de jogo, o substituto deverá ser Juan Alano ou Rithely. Martín Sarrafiore e Neilton seriam surpresas, porque o meio-campo teria pouca capacidade de marcação.
Atacante
A dúvida no setor recai mais sobre as características do jogadores: o time atuará com um atacante de lado ou com um centroavante de área? No momento, Pottker é o titular, mas Tréllez fez a sua estreia no Passo D'Areia. Guerrero poderá voltar ao futebol ao final de abril. Até lá, Odair terá de definir quem será o titular.