Lá se foram sete anos, oito meses e 19 dias. No dia 8 de maio de 2011, então com 25 anos de idade, Rafael Sobis era escalado pela última vez para começar uma partida pelo Inter. No jogo de ida da final do Gauchão — um Gre-Nal no Beira-Rio perdido por 3 a 2, em campeonato vencido em pleno Olímpico — o atacante iniciou ao lado de Leandro Damião, numa equipe comandada por Paulo Roberto Falcão e que tinha nomes como Bolívar, Tinga, D'Alessandro e Oscar. Neste domingo (27), Sobis não terá o mesmo status daquela época. Diante do São José, numa formação considerada reserva, tenta retomar seu caminho para conquistar a titularidade no clube.
No treino deste sábado (26), Odair Hellmann colocou em campo uma equipe bem diferente da que perdeu para o Pelotas. Mantendo a ideia de rodízio, o treinador escalou um trio ofensivo que cria expectativa para a torcida no Passo D'Areia: além de Sobis, Wellington Silva e Neilton vão comandar o ataque colorado.
Depois de sua reestreia pelo Inter, quando entrou no segundo tempo na quinta (24), Sobis deverá atuar centralizado, como último homem. No banco, terá a "sombra" de Tréllez. Recém contratado, o atacante ex-São Paulo foi relacionado para o jogo pelo Gauchão e poderá estrear com a camisa colorada.
No confronto válido pela terceira rodada do Gauchão, o Inter vai enfrentar o calor e o novo gramado sintético do estádio do São José. A escalação deverá ter Marcelo Lomba; Bruno José, Klaus, Roberto e Iago; Rithely, Rodrigo Lindoso e Patrick; Wellington Silva, Neilton e Rafael Sobis. Desta vez, esperam no banco jogadores como Sarrafiore, Juan Alano e Guilherme Parede, que jogaram contra o São Luiz na semana passada.