Os 21 últimos pontos a serem disputados no Brasileirão definirão o quanto o Inter vai brigar pelo título ou pela vaga à fase de grupos da Libertadores de 2019. Serão sete decisões em um mês para o time de Odair Hellmann, na busca por tirar a diferença para o atual líder, Palmeiras, ou para o Grêmio, que entra na rodada na quinta posição. O primeiro desafio é neste domingo, às 19h, contra o Atlético-PR, no Beira-Rio.
Para o jogo contra os paranaenses, o Inter terá uma inédita dupla de volantes. Sem poder contar com Rodrigo Dourado nem Edenilson, ambos suspensos diante do Vasco, Odair Hellmann mandará a campo Gabriel Dias e a surpresa Juan Alano (ou ainda Zeca, igualmente improvisado).
Na projeção do jornalista Marcos Bertoncello, responsável pela central de esportes da RBS, com mais sete pontos o Inter estará classificado para o torneio continental diretamente na fase de grupos. Para o G-6 (o que significa precisar enfrentar uma etapa eliminatória), falta apenas a confirmação oficial. A busca pelo título, porém, está complicada. São cinco pontos atrás do Palmeiras. Se os paulistas chegarem a 74 (três vitórias e dois empates), serão campeões — de acordo com a matemática de hoje.
Na prática, é claro, o cálculo é outro. O Inter precisa somar seis pontos a mais do que o Palmeiras e dois a mais do que o Flamengo. Isso porque a equipe gaúcha está atrás de ambos em critérios de desempate, como número de vitórias e saldo de gols.
— Aproveitamos o treino fechado para trabalhar variações. Há uma grande possibilidade do Juan (começar a partida), mas temos variações. Para o início ou para durante a partida. O grupo é que vai fazer a diferença. Foi o que aconteceu até aqui. É claro que muda um pouco a característica (de Dourado e de Edenilson para Gabriel Dias e Juan Alano), mas temos uma ideia de jogo e conceitos bem estabelecidos. Tenho a confiança total em quem vai entrar - afirmou Odair. - Gabriel teve boas atuações nos Gre-Nais, foi importantíssimo no começo do Gauchão, depois, houve a consolidação daqueles que entraram na equipe, mas sempre que ele jogou, ele correspondeu — acrescentou o treinador.
Há uma dúvida sobre que Atlético-PR o Inter enfrentará. Envolvido nas semifinais da Copa Sul-Americana, onde jogará contra o Fluminense, a formação dos paranaenses poderá ser mista ou mesmo reserva.
- Cabe a nós estarmos preparados para quem vier. Eles têm um comportamento, um modelo de jogar, estruturado. Será um jogo difícil, independente do time que vier - analisou Odair Hellmann.
Os resultados do primeiro turno podem deixar a torcida animada. A equipe de Odair conseguiu 16 dos 21 pontos disputados na última sequência da metade inicial. E, naquele período, foram quatro partidas longe de Porto Alegre e três no Beira-Rio. Agora, é claro, o número inverte.
- Precisamos entrar focados, como sempre. Somos muito fortes no Beira-Rio. Isso nos fortalece muito. Precisamos manter o empenho para que fazer um bom jogo e sair com a vitória - comentou o lateral-esquerdo Iago.
O Inter segue em busca do sonho do título nacional.
Os jogos que restam
Domingo - 19h
Inter x Atlético-PR
Não tem como dizer que não vale nada para o Atlético-PR, buscando vaga na Libertadores. Mas o sonho do clube é ser campeão de um torneio sul-americano. Já esteve na final da Libertadores de 2005, foi semifinalista da Sul-Americana outras vezes. Por isso, pode tirar alguns jogadores titulares da partida de domingo.
Anderson Luís, repórter da Rádio Banda B
11/11 - 17h
Ceará x Inter
O Ceará vive seu melhor momento. Não tem muito volume de jogo como o Inter, mas tem corrido demais e diminuído espaços nessa luta contra o rebaixamento. Assim, vez por outra deixa jogo corrido, lá e cá. Tem sido uma rotina isso. Assim, imagino gols e muita determinação dos dois times.
Fabio Pizzato, editor-chefe do Globo Esporte Ceará
15/11 - 21h
Inter x América-MG
Nos confrontos com os mineiros, o Inter leva vantagem. Embora tenha perdido para o América-MG no turno, dificilmente o Coelho pode beliscar um triunfo no Beira-Rio. O time até melhorou muito com Adilson, tem mais posse de bola, mas cria pouco, resultando em empates excessivos.
Renan Damasceno, repórter do jornal O Estado de Minas
18/11 - 17h
Botafogo x Inter
O Inter vai enfrentar um rival que não engrena e não consegue se distanciar da zona de rebaixamento. Contra o Corinthians, neste domingo, o clube fez promoção de ingressos para ter o apoio da torcida, além de contar, enfim, com o retorno do goleiro Gatito Fernandez. O goleiro não joga desde 23 de abril, devido a uma lesão no punho. O Engenhão, porém, não é um estádio onde a torcida costuma exercer pressão sobre o rival. Se jogar de forma inteligente, o Inter pode sair do Rio com os três pontos.
Renato de Alexandrino, repórter do jornal O Globo
21 ou 22/11 - Ainda sem horário
Inter x Atlético-MG
O Atlético-MG é um time que não se encontrou no ano, trocou de treinador, Levir ainda está conhecendo o grupo e o clube vem de uma mudança interna, com mudança de diretor de futebol. Faltam três semanas para o confronto com o Inter e resta aguardar para ver se essas alterações mexem com o brio de jogadores como Chará, Cazares, Luan e Ricardo Oliveira.
Renan Damasceno, repórter do jornal O Estado de Minas
24 ou 25/11 - Ainda sem horário
Inter x Fluminense
Em uma posição intermediária na tabela, o Fluminense está deixando de vez o Campeonato Brasileiro de lado para focar na Copa Sul-Americana. Nas últimas rodadas, escalou times descaracterizados e repletos de jovens. No Beira-Rio, creio que o Inter seja o amplo favorito.
Renato de Alexandrino, repórter do jornal O Globo
2/12 - Ainda sem horário
Paraná x Inter
O Paraná já vai estar pensando na Série B do ano que vem. Já mandou jogadores embora, dispensou comissão técnica e começou a montar 2019. Existe a grande chance, inclusive, de a partida ser disputada fora de Curitiba, no oeste paranaense, onde tem mais torcida do Inter.
Anderson Luís, repórter da Rádio Banda B