Se há uma posição em que o Inter não necessita de reforços para jogar a Libertadores é a de goleiro. Mesmo após a baixa de Danilo Fernandes, Marcelo Lomba assumiu a titularidade e se tornou um dos principais nomes do time na temporada. Na noite desta quinta-feira (15), diante do América-MG, ele terá a missão de, uma vez mais, tentar manter o Inter vivo na tentativa de perseguição ao Palmeiras.
Fora de ação desde 4 de agosto, quando o seu ano futebolístico chegou ao fim — devido à necessidade de uma artroscopia para a reconstrução do tendão do ombro direito, rompido ao final da partida contra o Botafogo —, Danilo Fernandes começa o seu processo de retorno. Mas que será concluído somente na pré-temporada, a partir da primeira semana de janeiro, quando estará apto a se reapresentar ao preparador de goleiros Daniel Pavan.
Aos poucos, o goleiro se arrisca no gramado do CT Parque Gigante. É figurinha fácil correndo ao redor do campo. Na semana passada, enquanto a delegação estava em Fortaleza para o empate com o Ceará, Danilo Fernandes fez na grama do CT parte dos trabalhos de fisioterapia. Acompanhado do auxiliar de preparador de goleiros, Durgue Vidal, ele simulou alguns lances de jogo, como encaixar a bola. Tudo com muita cautela, sem os tradicionais treinamentos de goleiros, com quedas, saltos e acrobacias, que muitas vezes cansam até mesmo a quem está assistindo ao trabalho.
Com saudades da bola, Danilo jogou como centroavante em um rachão, mas evitando os choques. O camisa 1 do Inter não teve uma recuperação das mais fáceis. Logo após a cirurgia no ombro, feita em 4 de agosto, ele não conseguia se deitar para dormir. Foi assim por 15 dias. Tamanho o incômodo no local.
A partir de janeiro de 2019, já recuperado e liberado para realizar todos os movimentos, Danilo Fernandes terá um duplo desafio. O primeiro, recuperar o ritmo de jogo, de competição, uma vez que já estará há quase cinco meses sem jogar. O segundo, voltar a ser titular, retomando a posição de Marcelo Lomba - um dos nomes da campanha do Inter neste segundo semestre.
— É ruim ficar fora, queria estar em campo ajudando, jogando. Mas isso faz parte da nossa profissão. Passei esse tempo acompanhando os jogos de fora, ajudando com meu apoio e com a minha torcida. Pois esse grupo merece o que está vivendo — comentou Danilo Fernandes.
Voltar a treinar com bola foi muito bom, a gente sofre muito quando não pode estar dentro de campo
DANILO FERNANDES
Curiosamente, tanto Danilo (30 anos), quanto Lomba (31 anos) têm pouca experiência na Copa Libertadores. Ainda que Danilo Fernandes tenha no currículo os títulos da América e do Mundo, ambos em 2012, com o Corinthians, ele sempre foi reserva de Cássio, e não atuou nessas competições. Em 2013, foi novamente inscrito na Libertadores, mas não jogou. Já Marcelo Lomba, disputou com o Flamengo a Libertadores de 2010, mas como reserva do ex-goleiro Bruno. Ainda assim, junto com Daniel, eles serão os goleiros inscritos pelo Inter na competição.
— Voltar a treinar com bola foi muito bom, a gente sofre muito quando não pode estar dentro de campo. Sei que no ano que vem vamos buscar coisas muito importantes e estarei 100% à disposição para ajudar o Inter a conquistar todos os objetivos — disse Danilo Fernandes, com saudades da bola.
O Inter no Brasileirão com Marcelo Lomba
Jogos - 19
Vitórias - 11
Empates - 6
Derrotas - 2
Gols sofridos - 14
O Inter no Brasileirão com Danilo Fernandes
Jogos - 14
Vitórias - 6
Empates - 5
Derrotas - 3
Gols sofridos - 10