Após o desastroso final de semana colorado no Brasileirão, a equipe terá pelos menos dois reforços importantes para enfrentar o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio: Víctor Cuesta e Edenilson. O time de titulares ainda poderá ser completado por Rodrigo Moledo e por Leandro Damião, esses dois, porém, são presenças nada confirmadas, uma vez que se recuperam de lesões musculares. A dupla passará por revisão médica até a quarta-feira (10) para que Odair Hellmann saiba se poderá contar com zagueiro e atacante.
Cuesta e Edenilson, sim, esses estarão de volta. Depois de cumprir suspensão, devido ao terceiro cartão amarelo, a dupla vai recompor a defesa. Nas cinco derrotas que o Inter sofreu no Brasileirão (quadro abaixo), em nenhuma delas o sistema defensivo contou com pelo menos uma (ou mais) de suas principais peças: Zeca ou Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta, Iago, Rodrigo Dourado, Edenilson e Patrick - sem contar a troca de Danilo Fernandes, lesionado, e fora da temporada, por Marcelo Lomba.
É bem verdade que na arrancada do campeonato, com o time ainda em reformulação, após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, as derrotas para Palmeiras e Flamengo acabaram sendo algo natural. A partir do Gre-Nal da Arena, quando o Inter arrancou um 0 a 0, o sistema defensivo se ajustou e a equipe cresceu no campeonato. Com o time embalado e fazendo grande campanha no Brasileirão, perder para América-MG, Chapecoense e Sport surgiu como algo surpreendente.
Diante do São Paulo, Rodrigo Moledo ainda segue como dúvida, afinal, desde que sofreu a lesão muscular na coxa esquerda - com previsão de ficar fora dos treinamentos normais por até quatro semanas, ou até o dia 17. Por enquanto, tudo indica que Odair Hellmann terá como reforços Cuesta e Edenilson.
— São dois reforços importantes, não só taticamente, mas, também, pela qualidade técnica. O Víctor Cuesta, atrás, é um cara que manda no lado esquerdo, está em grande fase. O Edenilson, possivelmente está no melhor momento da sua carreira, é um bom segundo volante de infiltração. São dois jogadores que mudam completamente o time. O Inter vai entrar muito forte com esses dois jogadores — entende o ex-treinador de Inter e de São Paulo, e atual comentarista dos canais Sportv, Muricy Ramalho.
Sem Moledo, o Inter deverá repetir a zaga com Emerson Santos e Víctor Cuesta. Os constantes desfalques na equipe fizeram o número de gols sofridos crescer. No Campeonato Brasileiro, o Inter sofreu 19 gols. O problema é que, seis deles, foram nas últimas quatro rodadas. Esse momento de baixa coincide com as recentes más atuações de Patrick, um dos sustentáculos do tripé defensivo do Inter, com Dourado e Edenilson. Para o comentarista dos canais Espn Arnaldo Ribeiro, Inter x São Paulo poderá ser o jogo definitivo para as duas equipes e seus sonhos no campeonato.
— Os limites dos dois times ficaram evidentes quando eles chegaram à liderança. Sobretudo, os limites de criação. As vitórias passaram a rarear e vieram a fórceps. O Inter tem uma tabela mais favorável, e um elenco um pouco mais completo para continuar brigando. O São Paulo rompeu a lua de mel e o sonho do troféu ao fazer uma partida bisonha contra o Palmeiras, o que colocou em xeque vários pilares da equipe: os jogadores mais experientes, como Diego Souza, Nenê e Sidão, e também o até então inquestionável Aguirre — disse Ribeiro.
Apesar da derrota em casa no clássico, o São Paulo é arisco como visitante. Tem cinco vitórias e três empates fora de casa, em 14 partidas disputadas. O Inter, porém, está invicto no Beira-Rio, com 10 vitórias e três empates em 13 rodadas, com 84,62% de aproveitamento. Ainda assim, o São Paulo parece sofrer do mesmo drama do Inter: mesmo com tempo para treinar (joga somente o Brasileirão), a equipe não evolui.
— Fiquei um pouco surpreso — disse Aguirre, após a derrota para o Palmeiras, no clássico desse sábado, no Morumbi. — Todos esperavam outra produção. Mas não tem uma só razão, são coisas que estão acontecendo. Estamos em um momento de resultados que não são os que nós esperávamos. Temos que rapidamente voltar a treinar e depois olhar para o próximo jogo, que é importantíssimo, em Porto Alegre, com o Inter. É tentar ganhar, isso é imediato — completou o ex-treinador colorado.
Com o retorno de Cuesta e de Edenilson, mas, caso não tenha Moledo, a defesa do Inter precisará se superar para mais uma das finais do Brasileirão, desta vez, contra o São Paulo de Aguirre.
Cinco derrotas, cinco defesas desfalcadas
Palmeiras 1x0 Inter
Danilo Fernandes; Gabriel Dias (Fabinho), Klaus, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Nico López (Leandro Damião), Camilo (D'Alessandro) e Patrick; William Pottker.
* O Inter ainda não contava com Fabiano nem Zeca, e Rodrigo Moledo estava lesionado
Flamengo 2x0 Inter
Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Gabriel Dias (Brenner); Patrick e D'Alessandro; William Pottker e Leandro Damião (Lucca).
* Edenilson estava fora, por lesão
América-MG 2x1 Inter
Danilo Fernandes; Zeca, Klaus, Víctor Cuesta e Iago; Edenilson e Patrick; William Pottker, Nico López (Camilo) e Lucca (D'Alessandro); Leandro Damião (Jonatan Alvez).
* Rodrigo Dourado, suspenso, e Rodrigo Moledo, lesionado, estavam fora
Chapecoense 2x1 Inter
Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Gabriel Dias, Edenilson e Patrick; Nico López (D'Alessandro), William Pottker (Camilo) e Jonatan Alvez (Leandro Damião).
* Rodrigo Dourado, lesionado, estava fora
Sport 2x1 Inter
Marcelo Lomba; Fabiano, Klaus, Emerson Santos e Iago; Rodrigo Dourado, Patrick e Camilo (Charles); Rossi (D'Alessandro), Nico López e William Pottker (Jonatan Alvez).
* Rodrigo Moledo, lesionado, além de Víctor Cuesta e Edenilson, ambos suspensos, ficaram fora
A possível equipe para enfrentar o São Paulo
Marcelo Lomba; Fabiano, Emerson Santos (Rodrigo Moledo), Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, Nico López e William Pottker; Jonatan Alvez (D'Alessandro ou Leandro Damião).