O Inter perdeu de virada para o Sport, o Grêmio apenas empatou com o Bahia em casa e o Palmeiras venceu o clássico contra o São Paulo no Morumbi. A 28ª rodada do Brasileirão não foi boa para os gaúchos, que viram a equipe paulista disparar na liderança.
Os colunistas de GaúchaZH opinam se a dupla Gre-Nal ainda está na disputa pelo título.
A tabela está ao lado do Inter e joga contra o Grêmio, que ainda tem a Libertadores no horizonte. Se o Brasileirão não era prioridade quando o time de Renato Portaluppi disputava a fase de grupos do torneio, imagine agora, quando a fase é semifinal, dois jogos distante da final. O empate com o Bahia, pura desatenção, foi um claro sinal de que só existe uma competição no caminho tricolor. Ao Inter faltam um pouco mais de talento. O time é limitado, porém dedicado. Quando um ou dois titulares deixam o time, como Cuesta e Edmilson, em Recife, a competitividade cai. O grupo parece insuficiente para completar a tarefa, apesar dos 30 pontos disponíveis nas últimas 10 rodadas. O Inter foi um dos favoritos. Não é mais, culpa da sua ineficiência contra adversários como Chape e Sport. Sua meta é o G-4, a Libertadores 2019.
Nada é mais errados do que determinismos. Olhava-se a tabela do Inter antes da Chapecoense e tudo indicava, com muitos jogos em casa e alguns fáceis de vencer fora, que o título era questão de tempo. O São Paulo parecia sólido. Mas na reta final os times do Z-4 crescem. Surpresas acontecem a toda rodada, e isso pode acontecer com o Palmeiras, aparentemente já campeão. Todos, inclusive o Grêmio, agora com o Bahia, perderam pontos para esta turma. Só o Palmeiras segue virgem. A diferença de pontos entre todos é pequena. Será taco a taco até o fim, ainda mais se o Palmeiras seguir adiante na Libertadores. Mesmo que ganhe do Grêmio, seguirá com adversários no radar caso o Inter supere um São Paulo, em Porto Alegre. Se o Inter fizer o seu dever de casa, e o Grêmio surpreender o Palmeiras, mais enrosco ainda. Tanto Grêmio quanto Inter estão na luta, sim. Ainda mais se a próxima rodada não registrar vitória do Palmeiras e o Inter derrotar o São Paulo: dois resultados possíveis, mesmo com os desfalques do Grêmio.
Os números jogam a favor da Dupla no Brasileirão. O Inter está a três pontos do Palmeiras, e o Grêmio, a cinco, com a chance de diminuir já no domingo para dois, no confronto direto. Diante dessa tabela de classificação, é proibitivo excluir os dois gaúchos da corrida pelo título. Vejo o Inter com um pouco mais de chances, e as razões vão além da pontuação. A principal é que terá apenas um confronto direto contra times do G-5, o jogo de domingo, com o São Paulo, no Beira-Rio. Um caminho diferente ao dos demais postulantes. O Grêmio pegará, além do Palmeiras, o São Paulo e o Flamengo, todos fora de casa. O Palmeiras ainda terá o Flamengo, fora, e podemos acrescentar à sua lista o clássico com o Santos. O São Paulo, depois do Inter, receberá Flamengo e Grêmio. A tabela mais espinhosa é do Flamengo. Além de receber Palmeiras e Grêmio e sair para pegar o São Paulo, terá pela frente dois clássicos, contra Fluminense e Botafogo, e mais confrontos duros, como Santos, no Rio, e Cruzeiro, fora. Para o Grêmio, há a dificuldade de ficar sem Everton, pelo menos, até o primeiro jogo com o River Plate. Também perdeu Kannemann para o jogo de domingo. A tudo isso se soma o fato de estar logo ali dobrando a esquina a semifinal da Libertadores. Que tira o foco do Brasileirão e faz dividir as atenções.
É inegável que o favoritismo é todo do Palmeiras. Mas dizer que Inter e Grêmio estão fora da disputa do título é um exagero. Os dois ainda tem chances. E a rodada deste final de semana será decisiva. Se o Grêmio, conseguir controlar o Palmeiras, e o Inter vencer o São Paulo, as possibilidades são concretas. A briga seguirá aberta. Mas estes dois resultados serão fundamentais.
Guerrinha
Claro que ficou mais difícil. Mas faltando dez rodadas, com 30 pontos em disputa para cada, Inter e Grêmio estão vivos na briga pelo caneco do Brasileirão. Em razão de ter mais jogos em casa, rivais menos assustadores, estar ocupando a segunda posição na tabela, o Colorado parece com um pouco mais de chances, mas é bom ninguém achar que, mesmo com muitas paradas complicadas, mais jogos fora do que dentro da Arena, o Grêmio também não possa ainda alcançar o favoritão Palmeiras.