O Inter já tem dois reforços contratados para a temporada 2019: Paolo Guerrero e Rithely. Enquanto o atacante peruano ainda sequer pode treinar no CT Parque Gigante, devido à manutenção da suspensão por doping, o volante estreará neste sábado — e precisará provar que tem condições reais de integrar o grupo para a disputa das competições de 2019, entre elas, a Libertadores.
Rithely foi convocado para atuar com a equipe de aspirantes na Copa Wianey Carlet. Neste sábado, às 11h, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, ele enfrentará o Elite, de Santo Ângelo, em partida válida pela 13ª rodada do torneio. O Inter lidera o Grupo A, com 25 pontos. Na manhã dessa quinta-feira, o volante não foi a campo com o time principal, permanecendo em trabalhos especiais, com Rodrigo Dourado e Leandro Damião.
Esse é o primeiro teste para Rithely, que não joga desde fevereiro, depois de uma cirurgia no tornozelo esquerdo e de enfrentar uma longa negociação entre Sport e Inter pelo seu empréstimo. O volante está cedido ao Beira-Rio até o final do ano, com opção de renovação do empréstimo até o final de 2019. Para que o jogador permaneça, porém, o Inter precisa te rum mínimo de confiança na recuperação física e técnica de Rithely. Daí, a necessidade de vê-lo em campo.
Ainda que Rithely tenha um bom desempenho diante do Elite, Odair Hellmann dificilmente vai utilizá-lo imediatamente no Campeonato Brasileiro. Há o entendimento que o volante precisa readquirir ritmo de jogo e de competição, algo que leva um certo tempo. Como restam nove rodadas para o final do campeonato, é possível que Rithely passe a ser relacionado para compor o banco de reservas em algumas partidas, mas, dificilmente, terá condições de brigar por um espaço na equipe neste momento.
No site oficial do Inter, Rithely sequer aparece com o número da camisa, ao contrário de todos os demais jogadores. A partir deste sábado, o volante terá de mostrar que está recuperado e que pode sair do estágio para a contratação por mais uma temporada.