O Sport Club Internacional, durante sua existência, teve vários colorados aficionados que dedicaram suas vidas ao clube. Nestas últimas décadas, não podemos deixar de destacar o posicionamento ímpar de Xuxu.
De berço, tornou-se colorado. E desde então, dedicou-se a viver todos os dias os feitos do Internacional. Era por demais notório o amor que ele tinha pelo clube. Daria, com certeza, sua vida para defendê-lo.
Sempre presente junto aos dirigentes, aos atletas e aos torcedores, sua presença era constante e não havia um colorado que não o conhecesse. Ajudava voluntariamente em tudo que era preciso, mesmo sem ter cargos na diretoria ou no Conselho.
Seu amor era o Inter. Por ele, qualquer sacrifício seria superado.
Viajava por todos os lugares onde a equipe se apresentasse. Não havia distâncias para ele, nem sofrimentos. Sua alegria maior era a aproximação, o convívio com seu clube do coração. Seu fanatismo era tanto que até em jogos decisivos, no campo do adversário, festejando o feito, vestia-se de Papai Noel para brindar a conquista e, assim, corria por todo o campo sob os aplausos dos torcedores.
Não acreditei quando, num jogo decisivo, ele me confidenciou que se o Inter ganhasse, desfilaria desnudo pelo gramado. E minha surpresa não foi maior quando o vi atrás do gol se despir, enquanto todos festejavam, e sair pelado atravessando o campo. Foi notícia nacional. Assunto comentado por toda mídia.
Nada superava a felicidade dele ao ver seu time campeão. Era amigo dos atletas. Quando um era vendido e até ia jogar na Europa, ele viajava para lá a fim de dar sua força, assistindo ao seu primeiro treino no novo clube. Nos hotéis, participava junto com a delegação e era bem quisto pelos hoteleiros.
Se uma vida foi dedicada ao Inter, esquecendo-se de viver a sua vida, este era o Xuxu. Ele teve sua existência interrompida por grave doença. Assim mesmo, doente, era visto nas dependências do clube, torcendo.
Bem recebido por todas as torcidas, tinha livre trânsito por onde andava. Era realmente uma criatura de bem, que só tinha um desejo na vida: ver a vitória do Inter.
Hoje, com certeza, ele faz parte de uma estrelinha no céu, brilhante, iluminada. Com certeza, fixando no firmamento a bandeira deste clube que adorou e dedicou sua vida. Descanse em paz, meu amigo Xuxu.