Por Amanda Munhoz, Leandro Behs e Rafael Diverio
O meia-atacante Eduardo Sasha deve ser reforço do Santos para a próxima temporada. O jogador interessa ao clube paulista, que fez uma proposta de empréstimo por um ano ao Inter. O desfecho da negociação é especulado para ocorrer ainda neste final de semana. Ele ficou inclusive afastado das atividades desta sexta-feira, que tiveram os primeiros times de Odair Hellmann. A alegação foi de que ficou "fazendo um treinamento especial".
Aos 25 anos, Sasha viveu momentos de altos e baixos no Inter. Cria da base colorada, foi lançado em 2010, ainda por Celso Roth, e integrou a equipe que disputou o Mundial de Clubes. Depois, foi emprestado para o Goiás para ganhar experiência. Boas temporadas no clube o devolveram ao Beira-Rio em 2014. Com Abel Braga, ganhou lugar no time titular e marcou seis gols em 22 jogos. Saiu do time porque sofreu uma lesão, em que precisou operar o pé pela primeira vez.
Retornou ao time em 2015, sendo um dos homens de confiança de Diego Aguirre durante a Libertadores. Nova lesão e nova cirurgia interromperam sua temporada. Em 2016, com Argel, marcou um dos gols do Inter na decisão do Gauchão. Em sua comemoração, dançou valsa com a bandeirinha de escanteio, em uma provocação ao Grêmio, que àquela altura passava por uma seca de 15 anos sem títulos. A brincadeira gerou uma onda de reações e polêmicas, principalmente com Luan, que o ofendeu e teve um bate-boca por meio de redes sociais após as conquistas gremistas na Copa do Brasil e na Libertadores.
No final do ano, foi considerado um dos culpados pelo rebaixamento do Inter. Em 2017, com Guto Ferreira, ganhou novas chances e coincidiu com seu retorno ao time o melhor momento colorado na Série B. Mesmo assim, não convenceu à torcida sobre sua importância. Em dezembro, teve seu nome ligado ao Fluminense e ao Sport, mas nenhuma negociação prosperou.