Despedindo-se da segunda divisão no jogo contra o Guarani neste sábado (25) no Beira-Rio, o Inter também encerra às atividades em 2017. Terminada a partida, os jogadores estarão liberados para suas férias. O período de 30 dias regulamentares terá uma prorrogação para os colorados, podendo chegar a 36. A previsão de retorno às atividades, sob o comando de um novo treinador - provavelmente Abel Braga - é para o dia 02/01 à tarde.
Antes disto, a diretoria trabalhará para encaminhar um grupo de atletas próximo do definitivo a ser entregue à nova comissão técnica. Tanto quanto novas contratações - o atacante Roger e o lateral Ruan devem ser anunciados nos próximos dias -, o enxugamento de um elenco que terá mais de 20 jogadores retornando de empréstimo e outros sendo promovidos é uma necessidade.
Não está definido oficialmente o local da pré-temporada colocada em 2018. A tendência é da realização dos trabalhos físicos e técnicos em Porto Alegre, com o clube utilizando o Hotel Laghetto Manhattan como concentração. Assim estaria se repetindo a prática usada em 2017. A permanência na capital se deve, entre outros motivos, pela quantidade de material que precisa ser deslocado - equipamentos de fisioterapia e aparelhos para desenvolvimento físico e técnico - e pela ausência de locais de treinamento que ofereçam a qualidade dos gramados do CT Parque Gigante.
Numa possível mudança de estratégia, Bento Gonçalves seria a cidade mais cotada para receber a delegação no início do próximo ano.
Não é previsto ainda se o Inter abrirá o Gauchão 2018 utilizando força máxima. Isto dependerá dos novos profissionais que serão contratados para comandar e preparar a equipe.