Cercado de expectativa em sua chegada, após a boa temporada de 2012 no Criciúma, Fransérgio decepcionou e deixará o Ceará nos próximos dias. O jogador era um dos destaques do Criciúma e só não permaneceu porque o Inter, clube com o qual tem contrato, não quis emprestá-lo para um adversário do Brasileirão. Assim, o Inter firmou o acordo do volante com o Ceará.
A mudança, porém, não foi benéfica para o jogador. O volante começou a temporada como titular do clube cearense, mas, em má fase, perdeu espaço no elenco e disputou apenas seis partidas - duas como titular.
Depois disso, o jogador foi afastado até mesmo do elenco e passou a treinar em horários alternativos. Sem espaço, procurou o gerente de futebol Diego Cerri e avisou que não quer mais ficar no clube. A diretoria alvinegra contatou o diretor executivo de futebol do Inter, Newton Drummond, para informar a situação e espera uma resposta para confirmar a devolução de Fransérgio antes do final do contrato, que se encerraria no final do ano.
Fransérgio, 22 anos, foi trazido pelo então diretor de futebol Fernandão no começo de 2012, trazido junto ao Atlético-PR e assinou contrato de três anos com o Inter. Após estrear em um clássico Gre-Nal, quando os colorados utilizaram uma equipe de reservas no Gauchão, o jogador acabou perdendo espaço. Meses depois foi emprestado ao Criciúma e participou da campanha que levou o time para a elite do futebol brasileiro.