Antes de o Gre-Nal começar, Oscar foi o grande personagem da semana. O Inter assegura a sua escalação no clássico. O Grêmio trata de fazer pressão psicológica e ameaça ingressar no TJD pedindo os pontos do jogo. Ontem, no Olímpico, chegou a circular uma suposta resposta da CBF sobre a situação legal de Oscar.
Por que sim?
Rogério Pastl, diretor jurídico do Inter
- Porque ele tem contrato em vigor com o Inter e está registrado no BID (Boletim Interno Diário, da CBF) como nosso jogador. O acórdão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo não manda reverter o registro dele, do Inter para o São Paulo, mas, sim, diz que o contrato entre ele e São Paulo é "válido, e não nulo", tendo que ser compreendida a validade do contrato para fins de mensurar a indenização que será revertida em favor do vencedor da ação (o contrato original entre São Paulo e Oscar é válido até o próximo dia 5 de dezembro, e a multa rescisória é de R$ 9 milhões). Com todo o respeito ao Grêmio, acredito que eles tentarão passar de fase dentro de campo, e não se valer mais uma vez das decisões do Tribunal. Mas, se for o entendimento do Grêmio representar o Inter ou o atleta por culpa dessa situação, estaremos prontos para fazer a defesa. Comprovando, mais uma vez, como já foi feito pela CBF e pela Conmebol, a regularidade da inscrição do jogador e, portanto, a sua correta condição de jogo, tanto na Libertadores como no Gauchão.
Por que não?
Kalil Abdalla, diretor jurídico do São Paulo
- Porque é perigoso, para o Inter, utilizá-lo. É um tema que gera muito debate, complexo. O Inter pode se incomodar. Enquanto ele não tiver ganho de causa na Justiça, o assunto não se encerrará. O Inter corre, sim, o risco de perder os pontos, pois há essa decisão judicial que determina que o contrato dele com o Inter não tem mais valor. Antes, em primeira instância, o nosso contrato com ele foi determinado como irregular. Agora, não mais. Não tem o que se discutir. Mas advogados gostam de brigar, é normal. Se eu fosse do Inter, não o escalaria. O argumento do Inter, alegando que enquanto ele estiver no BID pode jogar, porém, é forte. Já pedimos à CBF para retirar do BID o contrato dele com o Inter, mas isso ainda não foi feito. Nem será amanhã. É Quarta-feira de Cinzas, imagina se eles vão trabalhar no Rio. A verdade é que ainda não começou a correr o prazo para o cumprimento do acórdão. Começa amanhã (hoje), mas acredito que a CBF fará a alteração no BID somente na quinta-feira. Ninguém do Grêmio me ligou, mas recebi várias ligações da imprensa do Peru, depois de Inter e Juan Aurich. Eles chegaram a encaminhar consulta à Conmebol, mas a resposta foi que Oscar ainda estava como jogador do Inter junto á CBF. de qualquer maneira, não o escalaria.
» Veja bares em Porto Alegre para assistir ao Gre-Nal
» RBSTV transmite o jogo a partir das 22h