O Rio Grande do Sul vive a expectativa de mais um Gre-Nal. Domingo, o Estádio Olímpico será a casa do clássico de número 390. O primeiro do ano. O primeiro de seu último ano de vida. E o primeiro de muitos dos 22 jogadores que estarão em campo. No lado gremista, figuras recém-chegadas como Kleber, Marcelo Moreno, Léo Gago, Douglas Grolli e Marco Antônio jogarão seu primeiro clássico. Pelo Inter, Dagoberto e Marcos Aurélio também vão sentir de perto, pela primeira vez, a vibração do embate. Dátolo, no entanto, é um caso especial: ele pode estrear pelo Inter justamente neste Gre-Nal.
Leia mais:
Em 2004, Fernandão entra para marcar o gol 1000 da história do clássico
Jorge Veras: o carrasco gremista de Taffarel e Luís Carlos Winck nos anos 80
Ao longo da história centenária do clássico, alguns jogadores ficaram marcados por terem estreado pela Dupla em um Gre-Nal. Até sábado, zhEsportes relembra quatro atletas que entraram em campo pela primeira vez por Inter e Grêmio em um confronto tal qual o de domingo. Nesta terceira edição, o protagonista é D'Alessandro, que vestiu a camisa do Inter pela primeira vez no Gre-Nal 371, válido pela Copa Sul-Americana - vencida pela equipe em dezembro - e que terminou empatado em 1 a 1.
Em 14 de agosto de 2008, um dia após a estreia de D'Alessandro com a camisa de número 15 do Inter, o colunista de Zero Hora Luiz Zini Pires sintetizou a primeira vez do futuro ídolo: "Todos os olhos estavam pregados na jornada de D'Alessandro, a grande atração. Viram o canhoto argentino ainda longe da sua melhor forma, porém um jogador diferenciado, de excelente toque de bola, rápido e que pode dar certo no Beira-Rio." E como deu certo.
Se o jornalista previa, a torcida mal podia sonhar que ele se tornaria um ícone da história recente do Inter. Até este fevereiro de 2012, D'Alessandro disputou 13 Gre-Nais. Marcou seis gols. Importante nos clássicos, foi fundamental nos títulos conquistados pelo clube nos últimos anos, como a Libertadores de 2010, a Recopa de 2011 e a Sul-Americana de 2008, além de ajudar o clube a chegar a mais uma Libertadores na quarta à noite, contra o Once Caldas, na Colômbia.
D'Alessandro vestiu pela primeira vez o uniforme vermelho e branco também em uma noite de quarta, e, apesar do jogo truncado, disputado e até feio em alguns momentos, se destacou pela consciência com que tentou colocar a bola no chão e assistir aos parceiros de time.
Bem marcado pelo volante gremista Amaral, levou uma entrada dura e, após o lance, ficou sem a chuteira do pé direito. Na edição impressa de Zero Hora do dia posterior ao clássico, o colunista Wianey Carlet cravou: "D'Alessandro estreou confirmando ser um jogador de alta técnica. Movimentou-se bastante".
Desentrosado, mostrou vontade e gana de vencer. Tentou dar rumo a um Inter longe de uma grande apresentação com passes e lançamentos precisos, nos pés dos companheiros.
Ao fim do jogo, o então técnico colorado Tite apostou: - Meia-armador na sua essência. À medida que ganhar entrosamento, crescerá.
Confira a estreia de D'Alessandro no Inter em números:
Passes certos - 18
Passes errados - 3
Faltas recebidas - 5
Faltas cometidas - 2
Desarmes sofridos - 1
Chutes a gol - 2
Escanteios - 3
Cobrança de falta - 1
Neste sábado, na série Estreia em Gre-Nal: Mário Fernandes ganha oportunidade e se destaca na vitória gremista de virada
Estreia em Gre-Nal
D'Alessandro veste pela primeira vez a camisa do Inter no clássico 371
Em 13 de agosto de 2008, jogador entrou em campo em Gre-Nal válido pela Copa Sul-Americana
GZH faz parte do The Trust Project