O técnico da seleção chilena, Ricardo Gareca, pode frustrar os planos do Grêmio de contar com o atacante Alexander Aravena na partida diante do Juventude, pelo Brasileirão. Na noite da última sexta-feira (15), o atacante gremista foi titular no empate sem gols do Chile contra o Peru, pelas Eliminatória Sul-Americanas para a próxima Copa do Mundo, e pode ser mantido na equipe para o jogo contra a Venezuela.
O atacante de 22 anos atuou nos 90 minutos da partida, disputada em solo peruano. Segundo o site de estatísticas SofaScore, Aravena contabilizou duas finalizações para fora, seis dribles no jogo, 45 ações com a bola e 21 passes certos.
Alexander Aravena também recebeu elogios da imprensa chilena sobre o seu desempenho como titular contra o Peru. Um dos principais jornais do país, o La Tercera, analisou o desempenho individual do atacante, que atuou pelo lado direito:
"Alexandre Aravena: corajoso no enfrentamento e que gerou muito perigo e frescor. Claro que na parte mais clara do primeiro tempo decidiu tarde, com a cumplicidade de Diego Valdés. De qualquer forma, foi um ataque alternativo muito bom"
O jornal também destacou a participação do atacante gremista em um dos principais lances da partida:
"O lance mais claro para os comandados por Ricardo Gareca foi de Alexander Aravena, aos 34 minutos. Em bom contra-ataque, o atacante gremista ganhou força em sua marcação e partiu em direção ao goleiro Cáceda, entrou na área e quando todos pensaram que ele ia definir, deu passe ruim para Diego Valdés, que vinha entrando pela esquerda. O meio-campista do América foi ultrapassado, não conseguiu chutar de primeira e quando chutou na segunda o chute acertou um zagueiro peruano"
Fato é que sua utilização como titular na partida diante do Peru o credencia para ser mantido na equipe que vai enfrentar a Venezuela, na próxima terça-feira (19), no Estádio Nacional de Santiago.
Caso Aravena seja titular diante da Venezuela, isso poderia inviabilizar sua utilização diante do Juventude, no dia seguinte, na Arena, pelo Brasileirão. Soteldo e Villasanti também podem ser titulares pelas seleções de Venezuela e Paraguai, respectivamente, nos jogos da 12ª rodada da eliminatória.
A direção gremista já estabeleceu um plano para contar com os selecionáveis Aravena, Soteldo e Villasanti na partida contra a equipe da Serra. Com a ajuda do empresário Celso Rigo, o Grêmio terá uma aeronave à disposição dos atletas para o retorno a Porto Alegre na madrugada da próxima quarta-feira (20).
Grêmio e Juventude jogam na próxima quarta, às 19h, na Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.