A direção do Grêmio entrou em campo para garantir que Renato Portaluppi tenha força máxima para a decisão de quarta-feira (20) contra o Juventude. O clube planejou uma logística especial para que os três atletas convocados pelas suas seleções estejam à disposição no confronto direto para se distanciar do Z-4. Uma operação que fará um avião percorrer três países e cerca de 5 mil quilômetros para trazer Soteldo, Aravena e Villasanti a tempo do jogo da 34ª rodada do Brasileirão.
A parceria que viabilizará a operação começa pelo "empréstimo" feito por Celso Rigo, empresário e parceiro do clube. O avião de Rigo será utilizado pelo clube para buscar os jogadores após as partidas de suas seleções pela Eliminatórias da Copa do Mundo.
No planejamento, a ideia é que o paraguaio Villasanti, o venezuelano Soteldo e o chileno Aravena estejam de volta a Porto Alegre a partir das 8h do dia do jogo.
O trio estará em campo na véspera com suas seleções em dois pontos diferentes da América do Sul. Aravena e Soteldo se enfrentam em Santiago, no Chile. A partida entre Chile e Venezuela tem início às 21h de terça-feira. Após o jogo, a dupla embarcará rumo ao Paraguai. A equipe de Villasanti estará na Bolívia, em El Alto, para o jogo marcado para as 17h de terça. A federação paraguaia levará o grupo em voo fretado de volta para Assunção. É lá que a delegação gremista se reunirá antes da viagem de volta a Porto Alegre.
A ideia é de que a comissão técnica faça uma avaliação dos três jogadores. Quem apresentar boas condições físicas iniciará o confronto das 19h na Arena. Caso algum deles apresente desgaste, deverá começar no banco de reservas.
Mas como a condição física dos jogadores será fundamental para determinar se eles terão chance de aproveitamento contra o Juventude, o clube também definiu que mandará dois fisioterapeutas para a operação de resgate. Os profissionais iniciarão tratamento nos atletas para que eles se recuperem o mais rápido possível
Do trio, a situação mais preocupante é a de Soteldo. O venezuelano é camisa 10 e titular da seleção do seu país. Por estar suspenso, o jogador não entrou em campo na partida de ontem contra a Seleção Brasileira. Mas a expectativa é de que ele retorne ao time para a partida contra o Chile da semana que vem.
Por ser sua primeira convocação desde a transferência para o Grêmio, Aravena deve ser opção no banco de reservas contra a Venezuela. O atacante faz parte de um movimento de renovação do grupo chileno promovido pelo técnico Ricardo Gareca.
Villasanti também é um caso observado pelo Grêmio. O volante era titular, mas perdeu o posto antes dos jogos desta data Fifa. Caso o paraguaio não tenha desgaste por jogar na altitude de 4,1 mil metros de El Alto, é grande a chance de que ele esteja em campo contra o Juventude. Mas essa decisão só ocorrerá após a reavaliação dos jogadores no retorno a Porto Alegre.