Além do ponto conquistado contra o Cruzeiro, o jogo no Mineirão deixou uma outra boa notícia para o Grêmio. Depois de dois meses sem atuar e com só quatro partidas em cinco meses, Rodrigo Caio teve bom desempenho ao lado de Jemerson em um momento de muita pressão. O zagueiro se torna alternativa para diminuir a dor de cabeça em um setor que se mostra problemático no Brasileirão.
Renato Portaluppi explicou após o jogo que tinha a dúvida sobre utilizar Geromel ou Rodrigo Caio contra o Cruzeiro. Mas como o defensor veterano não teria condições de fazer três partidas em um intervalo de 10 dias, a opção foi por Rodrigo. E a aposta se mostrou acertada.
Mesmo com o domínio do time mineiro, a atuação da defesa não foi tão problemática como em outras partidas. Uma esperança de que nova alternativa tenha aparecido para os últimos três jogos da temporada, com a busca dos pontos que faltam para garantir matematicamente a presença na Série A do ano que vem.
— Rodrigo Caio fez um jogo seguro do ponto de vista de posicionamento, acima de tudo. Teve papel importante em bloqueios, cortando cruzamentos, na proteção da área. Acho que teve alguma dificuldade em algumas movimentações do ataque do Cruzeiro, que joga sem referência. Poderia ter sido expulso no início do segundo tempo por falta em Gabriel Verón na entrada da área. Mas foi uma boa atuação, principalmente por faltar ritmo de jogo a ele — analisa Henrique Fernandes, comentarista do Grupo Globo, que trabalhou na partida da quarta-feira (27).
Nova oportunidade?
O bom rendimento na última rodada deveria render uma nova oportunidade a dupla Jemerson e Rodrigo Caio, na avaliação de Jader Rocha. Segundo o narrador do grupo Globo, a resposta dos jogadores ao momento de pressão foi boa.
— Seria de bom tom o Renato seguir com o Rodrigo Caio ao lado do Jemerson. No Mineirão, num momento de absoluta pressão para o time, a resposta dele foi muito positiva. Surpreendente até. Resta saber, claro, qual a condição física do Rodrigo depois do esforço em Minas. Como ele vai reagir nesta questão, para estar apto no domingo — opina.
Apesar da atuação segura, Renato deixou no ar a possibilidade de mudanças na defesa. O técnico explicou a importância de contar com jogadores experientes nestes momentos de maior pressão, caso de Geromel.
— Ele até pediu para jogar, mas tem jogo domingo de novo. Então, eu converso com o Geromel. Fica difícil para ele jogar a cada três dias. Eu falei que ele poderia jogar hoje (quarta-feira), mas ficaria fora do jogo de domingo. Ele viaja sempre, mesmo que não possa jogar — explicou.
Essa questão da defesa será uma das situações trabalhadas a partir desta sexta-feira (29) no CT Luiz Carvalho. Após a delegação retornar a Porto Alegre na quinta-feira (28), o primeiro turno de trabalho com todos os jogadores será na sexta.
Além da defesa, o setor ofensivo também passará por avaliação da comissão técnica. Como as contas do clube indicam que uma vitória deve ser o suficiente para evitar o risco de rebaixamento, o Grêmio deve manter uma postura mais ofensiva para o jogo deste domingo contra o São Paulo.