Sob chuva fina, o Grêmio desembarcou na tarde desta quinta-feira (7) em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, que será a base tricolor antes da partida contra o Palmeiras, nesta sexta (8). Por conta da qualidade do adversário e do gramado sintético da Arena Palmeiras, o técnico Renato Portaluppi adotará uma estratégia defensiva, buscando arrancar ao menos um empate contra o time de Abel Ferreira.
A chegada gremista foi tranquila, em voo fretado e sem a presença de torcedores. Na lista de relacionados, não houve surpresas. Mais uma vez, a delegação não conta com Pavon, poupado novamente por conta de um desconforto muscular. O argentino está sendo preparado para o jogo seguinte, no dia 20, contra o Juventude, na Arena, assim como o zagueiro Gustavo Martins, que já está recuperado de lesão.
A tendência é de que Renato utilize contra o Palmeiras a mesma formação e escalação do empate por 2 a 2 com o Fluminense, na última rodada, com Dodi, Villasanti e Edenilson compondo um tripé no meio-campo, e Aravena e Soteldo juntos no setor ofensivo. Porém, nos próximos jogos, o esquema será reavaliado dependendo do adversário.
— Eu reinventei o Grêmio em algumas partidas, com esquemas diferentes, e eu tenho gostado. Então, dependendo do que a gente precisa, tenho treinado e posso testar outros esquemas. Tenho reinventado alguns esquemas e vai ser assim — disse Renato, em entrevista recente.
O provável time tricolor para o jogo contra o Palmeiras tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Edenilson; Soteldo, Braithwaite e Aravena.
Também estão relacionados em Guarulhos o goleiro Rafael Cabral, os zagueiros Rodrigo Caio e Pedro Geromel, os laterais Fábio e Mayk, os volantes Pepê, Du Queiroz e Ronald, os meias Cristaldo e Monsalve e os atacantes Nathan Fernandes, Diego Costa e Arezo. Sobraram da lista, por opção, o goleiro Caíque, o zagueiro Natã Felipe e o meia Nathan Pescador.
Uma das principais preocupações está na defesa, pois os zagueiros Rodrigo Ely e Jemerson entrarão em campo pendurados com dois cartões amarelo e, se forem advertidos novamente, ficarão fora da partida contra o Juventude, considerada uma espécie de decisão. Renato já não conta mais com Kannemann, que será submetido a nova cirurgia no quadril e será operador no próximo ano.
O jogo contra o Palmeiras, na sexta (8), será às 21h30min, no Allianz Park, em São Paulo.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.