Surpresa na escalação do Grêmio no empate por 0 a 0 com o Botafogo, no sábado (28), o volante Pepê ganhará uma sequência como titular contra Fortaleza e Atlético-MG, em virtude da ausência de Villasanti. Porém, a partir do Gre-Nal do dia 19, com todos à disposição, o atleta tentará recuperar a posição de forma definitiva.
Titular absoluto em 2023 e no primeiro semestre de 2024, Pepê perdeu a vaga para Dodi no início de julho e chegou inclusive a avaliar sondagens de outros clubes da Série A visando à próxima temporada. Contudo, o técnico Renato Portaluppi deu sinais de que cogita no mínimo utilizar o meio-campista de forma mais assídua.
Na partida contra o Botafogo, Pepê foi titular ao lado de Villasanti, com Dodi no banco, por opção do treinador. Como o paraguaio estará suspenso no jogo contra o Fortaleza, nesta sexta (4), e a serviço da seleção de seu país durante o confronto com o Atlético-MG, na quarta (9), o camisa 23 ganhará uma sequência de, no mínimo, três jogos seguidos.
A partir do Gre-Nal do dia 19, porém, com o retorno de Villasanti, estará aberta a disputa entre Dodi e Pepê pela posição, no que promete ser um dos mistérios do clássico. Em tese, o primeiro ainda leva vantagem pelo perfil mais marcador e pelo bom momento. Contudo, o segundo tentará convencer o técnico com boas atuações para retomar o protagonismo.
Pepê é elogiado pela qualidade técnica no passe e na armação de jogadas, mas está longe de ser um volante "cão de guarda". Por isso, a entrada de Edenilson pelo lado direito, um meia marcador, aumenta as chances de o atleta seguir na equipe. Quando o colombiano Monsalve, de perfil mais ofensivo, atuava pelo lado, Dodi levava vantagem por proteger mais o sistema defensivo.
Para a partida contra o Fortaleza, nesta sexta (4), além de Villasanti, Renato não contará com Marchesín e Monsalve, suspensos. O provável time tem Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Pepê; Edenilson, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
O jogo está marcado para às 21h30min. na Arena do Grêmio.