Destaque do Grêmio no Gre-Nal 443, apesar da derrota, Marchesín é o único goleiro do elenco que tem permanência assegurada para seguir no clube para 2025. O Tricolor prepara mudanças na posição com saídas e analisa reaproveitamentos para a próxima temporada. Dois jogadores devem sair, já que estão em fase final de contrato — e outros quatro aguardam definições nos bastidores.
O tema, que já é analisado nos bastidores, será encaminhado pela comissão técnica que trabalhará no CT Luiz Carvalho a partir de janeiro. Renato Portaluppi poderá sair após a conclusão do Brasileirão e outras alterações poderão ser realizadas: Mauri Lima, preparador da posição desde 2020, não tem continuidade no cargo garantida. Em paralelo, Antonio Brum, vice de futebol, e Luís Vagner Vivian, executivo, também estão sob contestação.
Marchesín, mesmo que tenha sido contestado nas primeiras partidas, cresceu de rendimento e é visto como um nome experiente para eventual mudança de fotografia do plantel. O argentino de 36 anos tem contrato até dezembro de 2025.
Por outro lado, Rafael Cabral, emprestado pelo Cruzeiro, e Felipe Scheibig devem ter as saídas confirmadas. Os dois não conseguiram se firmar entre os titulares e não há movimentação para renovações.
Além de Marchesín, quatro atletas profissionais da posição tem vínculos no próximo ano com o Tricolor: Caíque, Brenno, Adriel (emprestado ao Bahia) e Grando (emprestado ao Cruzeiro).
Caíque tem vínculo até dezembro de 2025. Fora de campo, foi alvo de polêmica por após de ter arremessado um objetivo que acertou uma criança na arquibancada após o clássico. O camisa 31 utilizou as redes sociais para pedir desculpas.
Brenno, que voltou de empréstimo do Bari em agosto,poderá assinar pré-contrato em janeiro. Não há perspectiva de aproveitamento — deverá sair do Grêmio.
Já Adriel e Grando estão sob análise. Os dois chegaram a assumir a posição e perderam espaço, tendo sido repassados para outros clubes. Eles não tiveram sequência, mas possuem o desejo de atuar. Com isso, podem ser liberados ou negociados, já que Marchesín tende a seguir como dono da vaga de titular.
A partir de dezembro, depois da conclusão do Brasileirão, o Grêmio deverá encaminhar o seu futuro. Ainda ameaçado de rebaixamento, a direção evita dar pistas públicas sobre as mudanças no elenco e também nos profissionais da comissão técnica para o próximo ano.