O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou para quinta-feira (26) os julgamentos dos recursos em favor do técnico Renato Portaluppi e do centroavante Diego Costa. Desta forma, ambos poderão atuar contra o Criciúma, nesta quarta (25), mas correm o risco de voltar a desfalcar o Grêmio na partida seguinte do Brasileirão.
Os dois foram punidos por conta de incidentes ocorridos na derrota para o Bahia, em abril, pela 4ª rodada. O treinador foi suspenso por quatro jogos por ter abandonado o confronto antes do fim, em protesto contra a expulsão do atacante. Renato alegou que o caso teria ocorrido com interferência indevida de um dirigente da Federação Baiana de Futebol (FBF).
Por conta de um efeito suspensivo pedido pelo departamento jurídico gremista, Diego Costa pôde atuar diante do Flamengo, no último domingo (22), tendo inclusive marcado o terceiro gol da vitória por 3 a 2. Já o treinador teve de cumprir dois jogos de suspensão, ficando de fora dos confrontos com o time carioca e com o Bragantino, no interior paulista.
Caso seja mantido o efeito suspensivo, ambos estariam liberados em definitivo para defender o Tricolor.
Por outro lado, se as penas forem retomadas, a dupla estaria fora contra o Botafogo, no próximo sábado (28), em Brasília. Como ainda teria mais um jogo a cumprir, Renato ainda perderia o jogo com o Fortaleza, agendado para o dia 4 de outubro, na Arena.