A reta final de 2024 será de muitas definições no Grêmio. E a situação de Soteldo, 27 anos, será uma delas. Na briga para deixar de vez os arredores do Z-4 e entrar na disputa por uma das vagas à Libertadores, o Tricolor conta com bons desempenhos de seus jogadores. Mas além da expectativa de contribuir a campanha de recuperação no Brasileirão, o camisa 7 terá seu futuro resolvido até o fim de dezembro.
Emprestado pelo Santos até o fim de 2024, Soteldo tem opção de compra estipulada em contrato. Se o Grêmio quiser ficar em definitivo com o meia-atacante, basta pagar cerca de US$ 5 milhões (cerca de R$ 28 milhões pela cotação de segunda-feira). Até o momento, conforme apurado por Zero Hora, a direção gremista ainda não definiu se exercerá a opção.
O discurso é de que este período da temporada exige concentração nos jogos que estão por vir. Uma decisão que precisará ser tomada de olho em 2025 não ajudaria neste momento. Até por que a chance de Libertadores no próximo ano e o grau de investimento serão decididos pelo desempenho nas 15 rodadas que restam ao Grêmio.
O bom rendimento de Soteldo recomenda que o jogador seja adquirido em dezembro. Mas além da questão técnica, o venezuelano também será avaliado pelo extracampo. Além dos gols, dribles e assistências, o camisa 7 é conhecido por dar dores de cabeça pelo que faz longe dos gramados. Apesar do histórico, seu comportamento em Porto Alegre tem sido bom. O único problema conhecido foi a demora para retornar aos treinos depois da participação da Venezuela na Copa América. Ele foi multado pela infração.
— O clube fez de tudo para que ele estivesse aqui. Colocou até um avião em São Paulo para trazê-lo. Ele saiu de lá, mas não teve teto (condições de pouso) aqui em Caxias, em Canoas, enfim, não pode pousar. Ele devia estar aqui. Agora, a gente tem que ouvir o que ele vai dar de explicação, e a partir daí tomar as providências — comentou o técnico Renato Portaluppi após a partida contra o Cruzeiro, em Caxias do Sul.
Surgiram rumores de que o Boca Juniors estaria interessado em comprar o jogador. A reportagem de ZH entrou em contato com jornalistas que cobrem o clube argentino, mas não há relatos de movimentos da direção comandada por Riquelme em relação ao atleta. A janela de transferências na Argentina está fechada desde o dia 22 de agosto. No fim do ano passado, antes do acerto com o Grêmio, o Santos chegou a conversar com o Boca.
Restariam poucos mercados abertos para ameaçar a permanência de Soteldo no Grêmio. O mercado russo vai até o dia 12. O turco fica aberto até o dia 13, e mexicano pode contratar até o dia 14 de setembro. Clubes dos Emirados Árabes terão até o dia 1º de outubro para se reforçar.
Pelo lado do Santos, o cenário preferido é que o Grêmio exerça a opção de compra. Isso pelo fato do valor que consta no contrato superar o investimento feito pelo clube paulista para comprar Soteldo do Tigres, do México. Em entrevista para a Rádio Transamérica após a Copa América, o gerente de futebol do Santos, Alexandre Gallo, falou sobre a situação.
— Ele está jogando muito bem, estamos monitorando seu desenvolvimento, pois ele é um ativo importante para nós. Existe uma cláusula que permite a compra pelo Grêmio, e vamos observar como as coisas se desenrolam até o fim do ano — afirmou.
Com Soteldo no leque de opções, o Tricolor se prepara até sábado no CT Luiz Carvalho para o retorno dos jogos no Brasileirão. O próximo adversário será o Bragantino, em São Paulo, no próximo domingo (15).