Soteldo vai ter que pagar uma multa ao Grêmio, devido ao atraso de dois dias no retorno às atividades pelo Tricolor após sua participação na Copa América. O atacante deveria ter se reapresentado para o treino de terça-feira (9) e, assim, estar à disposição para o confronto contra o Cruzeiro, mas só desembarcou em Porto Alegre no dia seguinte e voltou ao clube nesta quinta.
A decisão de descontar o salário do ponta foi cogitada ainda na terça pelo Departamento de Futebol. Há previsão no regimento interno para ele devolver parte dos vencimentos para a caixinha, algo acertado entre comissão técnica, dirigentes e grupo de jogadores no começo da temporada. A porcentagem não foi confirmada.
— A multa deve ser significativa, mas não expressiva — disse um dirigente para Zero Hora.
Apesar da pressão pública para medidas mais pesadas contra Soteldo, o Grêmio considera o atleta fundamental para a retomada dos bons resultados. Ele é titular da equipe e só ficou fora por preservação, lesão ou convocação à seleção venezuelana.
Na Copa América, o atacante fez quatro jogos, sendo três como titular. Pelo Grêmio, são 17 partidas com três gols marcados e duas assistências. O vínculo de empréstimo com o Santos tem duração até o final do ano.
Atualmente, Renato Portaluppi analisa a colocação de Soteldo na formação inicial do Grêmio contra o Operário-PR, no domingo (14), pela Copa do Brasil. Pavon e Gustavo Nunes foram titulares nos últimos quatro duelos e precisam de revezamento com outras peças. Ele também poderá aparecer numa eventual substituição a Cristaldo, que tem apresentado desgaste após uma sequência intensa de jogos.