O presidente do Grêmio Alberto Guerra afirmou que ainda não está esclarecido o motivo para o atraso de Soteldo no retorno da Copa América. Em entrevista concedida nesta quarta-feira (10), o dirigente cogitou uma "multa pesada" ao jogador, caso não haja justificativa.
— Não conseguimos esclarecer as razões dele (Soteldo) não ter conseguido chegar no treino de terça (9) pela manhã. Vamos escutá-lo, mas se essa explicação não for convincente, (a gente) vai aplicar uma multa, que é pesada — explicou.
No momento da entrevista com o presidente, o atacante ainda não havia chegado na concentração do clube, mas já teria pousado no Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira (8), Soteldo foi liberado pela direção e comissão técnica gremista para tratar de "questões particulares", com a condição de se reapresentar na terça-feira (9). Só que o atleta não chegou a tempo do combinado. Durante esse período, publicou foto em momento de lazer.
A postagem repercutiu mal entre a torcida gremista, que exigia um posicionamento de Guerra:
— É algo que a gente vai conversar com ele, realmente não caiu bem. Mas independentemente de ele ter um compromisso que exija a presença física dele, não quer dizer que não possa ter um período em que ele tenha um momento de lazer. (De qualquer forma, por parte do Grêmio) fizemos todo o que estava ao nosso alcance para disponibilizar o jogador para esse jogo (contra o Cruzeiro).