O Grêmio saiu na frente em busca de uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Atuando no Couto Pereira, em Curitiba, o Tricolor venceu o Fluminense, de virada, por 2 a 1 e saiu com vantagem do primeiro jogo das oitavas de final da competição sul-americana.
Na próxima terça-feira (20), no Maracanã, será disputado o jogo de volta. Basta um empate para que o Tricolor avance. Em caso de derrota do Grêmio por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Apesar da vantagem, o técnico Renato Portaluppi alertou a equipe gremista sobre o resultado e descartou que tenha algo definido.
— Falei para o grupo que precisávamos de uma mínima vantagem para que pudéssemos jogar mais tranquilos no Maracanã. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, como foi. Foi um belíssimo jogo. Não tem nada decidido. Temos 90 minutos ainda.
O momento de maior tensão na coletiva após a vitória contra a equipe carioca foi quando Renato foi questionado se o time não poderia render mais durante os 90 minutos.
— Não concordo (sobre não ter jogado bem). Quando vão estar satisfeitos? Conseguimos uma vitória de virada contra um grande adversário. Tem que fazer quatro gols por jogo? A gente tem que ganhar os jogos. Suportamos a pressão deles. Não achei tão bem no primeiro tempo, mas crescemos na partida — disparou o treinador.
Antes de brigar pela vaga nas quartas no Rio de Janeiro, a equipe de Renato Portaluppi enfrenta o Bahia, no sábado (17), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pelo Brasileirão.