Com a impossibilidade de mandar jogos na Arena, em razão dos danos causados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, o Grêmio passou a ter o Couto Pereira, em Curitiba, como casa. Das 13 partidas como mandante que teve desde o retorno das competições, seis foram disputadas no estádio do Coritiba. O retrospecto é de 44,4%.
Indo além de apenas um número, é correto afirmar que o Tricolor viveu fortes emoções na capital paranaense. Com a vitória sobre o The Strongest, seguido do empate diante do Estudiantes, se classificou às oitavas da Libertadores.
Também pela competição continental, enfrentou o Fluminense, na terça-feira (13), venceu por 2 a 1, de virada, e conquistou vantagem na busca por uma vaga nas quartas de final.
Por outro lado, o time gremista foi superado no Gre-Nal 442, por 1 a 0, no local. Depois de uma estadia em Caxias do Sul, mais precisamente no Centenário, voltou a Curitiba. Acabou sendo eliminado na Copa do Brasil ao perder para o Corinthians, nos pênaltis, após um 0 a 0 no tempo normal.
Na sequência da temporada, o Grêmio receberá o Bahia, no sábado (17), no Alfredo Jaconi. Posteriormente, serão dois duelos como visitante, contra Criciúma e Fluminense. No dia 1º de setembro, a expectativa é de que o confronto com o Atlético-MG, pelo Brasileirão, marque o retorno à Arena, mesmo que com público reduzido.
Os jogos do Grêmio em Curitiba
- Grêmio 4x0 The Strongest (Libertadores)
- Grêmio 0x2 Bragantino (Brasileirão)
- Grêmio 1x1 Estudiantes (Libertadores)
- Grêmio 0x1 Inter (Brasileirão)
- Grêmio (1) 0x0 (3) Corinthians (Copa do Brasil)
- Grêmio 2x1 Fluminense (Libertadores)
O público em cada partida no Couto Pereira
- Contra o The Strongest: 23.104 torcedores
- Contra o Bragantino: 7.563 torcedores
- Contra Estudiantes: 32.572 torcedores
- Contra o Inter: 27.961 torcedores
- Contra o Corinthians: 29.409 torcedores
- Contra o Fluminense: 18.727 torcedores
O aproveitamento em cada estádio como mandante
- Arena Condá (um jogo): 100%
- Centenário (cinco jogos): 66,6%
- Couto Pereira (seis jogos): 44,4%
- Kléber Andrade (um jogo): 0%