Depois de chegadas e saídas na janela de transferências, o torcedor do Grêmio verá neste sábado, às 19h, a primeira versão do time com os quatro reforços vindos do Exterior. Preservando titulares para a disputa da Libertadores, o técnico montará uma escalação alternativa para enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. Um duelo válido pela 22ª rodada do Brasileirão, mas que poderá ter reflexos para a decisão de terça-feira, contra o Fluminense.
Renato Portaluppi não confirmou a escalação de sábado. Mas a lista de atletas que ele relacionou para a viagem dá pistas do time que entrará em campo. O setor com maior probabilidade de caras novas é o ataque.
Aravena, Arezo e Monsalve contam com boas avaliações da comissão técnica e podem começar como titulares pela primeira vez juntos. Mas nenhum dos reforços gera tanta expectativa quanto Martin Braithwaite, que viajou para o Mato Grosso e poderá fazer sua estreia.
— Estou ansioso para jogar. Tem que adaptar a mentalidade no treinamento. Aqui no CT temos tudo para nos recuperamos bem — disse Braithwaite, ao projetar a estreia em sua apresentação.
Como tem sido feito nos últimos jogos, Caíque e Rafael Cabral são opções para o gol. Marchesín pediu para jogar, mas será preservado. Sem Reinaldo, Zé Guilherme é alternativa para a lateral esquerda. Ou Renato pode improvisar Fabio e manter João Pedro na direita.
O adversário
No Z-4, o Cuiabá passa por um momento de instabilidade. Sem anunciar nenhum reforço na janela de julho, o clube perdeu Deyverson e vendeu o lateral Rikelme.
— O Cuiabá vai muito pressionado pra partida. A equipe vem de quatro derrotas consecutivas, três delas no Brasileirão, que culminaram na derrocada até a vice-lanterna. Por isso, este confronto direto contra o Grêmio é visto como uma decisão — afirma o repórter Jonathas Gabetel, do ge.globo.
O técnico Petit aposta nos gols de Isidro Pitta para tentar aplacar a crise. São cinco jogos sem vitória, com a queda nos playoffs da Copa Sul-Americana na sequência.