A reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Grêmio, na noite da última segunda-feira (8) serviu para apresentar aos conselheiros o déficit do primeiro trimestre, mas também para uma sabatina envolvendo os integrantes do departamento de futebol gremista. O encontro que foi realizado em um auditório da PUC. Segundo apurado pela reportagem de ZH, JP Galvão, Cuiabano, o jogo contra o Botafogo em Cariacica e a busca por reforços foram alguns dos temas debatidos no encontro.
Estiveram presentes o vice de futebol Antonio Brum, o executivo Luís Vagner Vivian, além do presidente Alberto Guerra. Após uma fala inicial de cada um dos citados, o espaço foi aberto para perguntas dos conselheiros.
Contratações
Segundo o que foi respondido pelo vice de futebol, as contratações de JP Galvão, Iturbe e Lucas Besozzi foram realizadas seguindo as mesmas premissas que levaram o Grêmio a contratar Luis Suárez em 2023. JP Galvão e Besozzi, inclusive, já foram liberados pelo clube. Iturbe não teve seu vínculo renovado ao final da última temporada.
Cuiabano
Quando questionado sobre a venda de Cuiabano para o Botafogo por R$ 8 milhões, os dirigentes disseram ter sido um negócio de ocasião e com valores importantes para os cofres. Atualmente, o lateral-esquerdo é titular da equipe carioca. Além de boas atuações e sequência de jogos, ele vem marcando gols pelo segundo colocado no Brasileirão.
Mando em Cariacica
Outro ponto de interesse dos conselheiros envolveu o mando de campo da partida contra o Botafogo. Alguns conselheiros demonstraram incômodo pelo fato de o Grêmio ter concordado em mandar a partida em Cariacica, no Espírito Santo. O Estádio Kleber Andrade recebeu um grande público, mas com maioria esmagadora de botafoguenses. O Grêmio acabou derrotado pelo placar de 2 a 1.
Reforços
Sobre busca por reforços, por ser um assunto que pode prejudicar movimentos futuros do Grêmio, os temas não foram muito expostos pelos presentes. Mas existiu a garantia de que pelo menos três atletas serão contratados na reabertura da janela de transferências. Um dos motivos apresentados para a dificuldade de contratações até agora, foi o fato de o mercado estar inflacionado. As contratações dos zagueiros Rodrigo Caio e Jemerson e dos goleiros Marchesín e Rafael Cabral foram elogiadas pelos dirigentes.
Alguns conselheiros, no entanto, demonstraram preocupação com a falta de ações concretas para mudar o cenário atual vivido pela equipe. Existiu também um pedido para que ocorram mais manifestações oficiais por parte dos integrantes do departamento de futebol.