O Grêmio, enfim, volta a estar fora do Z-4 ao fim de uma rodada do Brasileirão. Desde a derrota para o Botafogo, em 16 de junho, o Tricolor convivia com o fantasma do rebaixamento. Mas a vitória sobre o Vasco no último domingo deixa o time de Renato Portaluppi fora do Z-4 pela primeira vez após 11 rodadas.
Renato reconheceu que a vitória do Grêmio passou pela capacidade de a equipe se adaptar ao que o gramado da Arena Condá pedia.
— Hoje (domingo) foi uma partida de entrega, de garra e de vontade. De um time que quer sair dessa situação. Infelizmente, choveu e prejudicou um pouco o espetáculo. Mas isso não tirou os brios do meu time. Agradeço mais do que a nunca para a cidade de Chapecó, à Chapecoense, e ao torcedor que veio. Eles foram fundamentais. Nosso grupo estava precisando de carinho e apoio. Tenho certeza que o torcedor não deixaria o grupo na mão — comentou Renato.
O técnico também valorizou o fato de ter deixado o Z-4, mas alertou que a equipe precisa manter o mesmo nível de atenção da vitória sobre o Vasco para evitar novos problemas.
— Fizemos a nossa parte hoje. O lugar do Grêmio não é a parte de baixo da tabela. Vamos trabalhar para não voltar mais. Estamos crescendo bem no campeonato — comentou.
Agora com a Copa do Brasil pela frente, e novamente na Arena Itaquera, o Grêmio volta a enfrentar o Corinthians. Menos de uma semana depois desde a derrota com o erro de arbitragem que contribuiu para o empate em 2 a 2.
Renato não confirmou os nomes, mas a tendência é de que ele tenha os reforços de Aravena e de Carballo, que não viajaram a Chapecó, para a disputa da Copa do Brasil.