O Gre-Nal 442 marcou mais uma derrota do Grêmio no Brasileirão. Após nove partidas, o Tricolor soma só seis pontos. O resultado deixou o Tricolor na vice-lanterna da competição. Após mais esse fracasso, ZH aponta três lições que o clássico deve deixar para Renato Portaluppi na busca por reação no Brasileirão.
Mudar a forma de jogar para atuar sem centroavante
Depois da sequência sem corresponder de JP Galvão, Renato decidiu sacar o camisa 11 no Gre-Nal. O escolhido para iniciar no comando do ataque foi Galdino, que joga originalmente pelo lado do campo. Sem as características de centroavante, ele teve dificuldade no duelo físico com os zagueiros do Inter e não deu a profundidade necessária ao ataque.
Para escalar o Grêmio sem um centroavante de ofício, Renato deve encontrar uma forma de atacar em que o time consiga ter profundidade e gerar espaços sem que esse trabalho seja feito pelo homem de referência do ataque. Uma busca por maior aproximação dos jogadores no setor ofensivo para gerar superioridade será necessária para suprir a ausência de um jogador que segure os zagueiros adversários.
Potencializar Cristaldo
Dentro dos problemas ofensivos do Grêmio no Gre-Nal, apareceu a dificuldade para conectar Cristaldo no jogo. Com Galdino fazendo mais movimentações para trás e pelos lados, o argentino apareceu várias vezes como o homem mais adiantado do ataque. O problema gerado por isso foi que Cristaldo acabou ficando mais afastado da zona de criação.
Bola aérea defensiva
Em um Gre-Nal de poucas oportunidades, o Inter venceu em uma jogada na qual Vitão cabeceou sobre Geromel. E logo após um cruzamento de Alan Patrick, que teve desvio de Marchesín com o pé, o que fez a bola subir. O gol, assim, conta como uma jogada aérea, o que tem aparecido como um problema do Grêmio em alguns momentos na temporada.
Neste Brasileirão, por exemplo, o Tricolor levou dois gols em jogadas aéreas na derrota para o Vasco, na estreia. Na Libertadores, a equipe também sofreu gols em lances assim diante do The Strongest, em La Paz, o no empate com o Estudiantes, no Couto Pereira.