O Grêmio chegou nesta quarta (26) a um acordo com a Arena Porto-alegrense sobre como será utilizada a indenização do seguro, acionado após os danos causados pela enchente. Com isso, um valor de R$ 74 milhões será liberado nos próximos dias, o que agilizará o retorno do time de Renato Portaluppi ao estádio. O objetivo é que o Tricolor possa atuar em casa já na partida contra o Fluminense, no dia 13 de agosto, pela Libertadores.
O Tricolor e a Arena viviam um impasse sobre o tema desde a semana passada, quando o jurídico gremista entrou com uma ação solicitando que a indenização fosse depositada em uma conta administrada pelas duas partes. A gestora, no entanto, entendia que deveria gerir sozinha o valor. Por conta do imbróglio, uma liminar determinava que a quantia fosse depositada em juízo, o que acabaria atrasando a liberação do estádio.
Em meio ao mau momento do time no Brasileirão, o Grêmio e a Arena chegaram a um acordo. Conforme apurado por GZH, os R$ 74 milhões serão depositados nos próximos dias na conta da gestora, que se comprometeu a enviar relatórios ao clube sobre como será utilizada a indenização. O impasse existia porque o Tricolor desconfiava que a Arena pudesse destinar o valor — ou parte dele — a outra finalidade que não a recuperação do estádio.
O gramado já foi trocado e deve estar em condições de receber jogos em agosto, assim como a maior parte da estrutura. O principal problema é a subestação de energia que "alimenta" o complexo, que foi totalmente inundada na enchente. A indenização será utilizada predominantemente para compra e instalação de novos transformadores.
O principal desafio agora é colocar a subestação em condições de uso e fazer os reparos finais a tempo do jogo contra o Fluminense pelas oitavas de final da Libertadores. De qualquer forma, se isso não ocorrer, há boas perspectivas de o estádio ser liberado em agosto, o que é considerado um alento importante diante da situação delicada do time, que vem de seis derrotas consecutivas no Brasileirão e amarga a zona de rebaixamento.
Além de determinar o depósito em juízo da indenização, a liminar estabelecia que o imbróglio deveria, conforme estabelecido no contrato entre Grêmio e Arena, ser resolvido por uma Câmara Arbitral, formada por árbitros indicados pelas duas partes. Como o órgão levaria ao menos um mês só para ser formado, o processo todo demoraria meses para ser julgado, o que poderia deixar o Tricolor sem atuar no seu estádio pelo restante da temporada.
Ainda sem a Arena, o Grêmio segue por ora treinando em Curitiba, onde perdeu o Gre-Nal do último sábado (22), e viajará nesta terça (25) para Goiânia, onde enfrenta o Atlético-GO, nesta quarta (26). Será o último jogo fora do Rio Grande do Sul após mais de 40 dias ininterruptos longe de casa.
Nesta quinta (27), o Tricolor voltará a treinar no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, já reparado após a inundação. Enquanto a Arena não é colocada em condições, o Grêmio irá mandar os seus jogos no estádio Centenário, em Caxias do Sul. A primeira partida na Serra será no domingo (30), às 16h, contra o Fluminense, pelo Brasileirão.
Confira a nota publicada pelo Grêmio
O Grêmio informa que celebrou acordo com a Arena Porto-Alegrense, que assegura ao Clube o recebimento de informações e o acompanhamento dos pagamentos feitos pela seguradora à gestora do estádio, sem qualquer paralisação ou atraso na conclusão das obras, serviços e aquisição de equipamentos.
Confira a nota publicada pela gestora
A Arena Porto-Alegrense comunica que alcançou consenso com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense sobre a gestão dos recursos indenizatórios que serão liberados paulatinamente pela seguradora, para a recuperação dos danos causados ao estádio pela inundação que atingiu o Rio Grande do Sul, nos termos da apólice contratada pela gestora. Este acordo não só reforça o espírito de transparência no que tange a utilização dos recursos, mas também realça o compromisso da Arena em fazer todos os esforços necessários para retornar o mais breve possível, em condições seguras, a sediar os jogos do Grêmio. A Gestora, como já vem ocorrendo desde o Comunicado do Sinistro, e com a legitimidade que lhe compete, continuará à frente das decisões técnicas em conjunto com as equipes reguladoras da Seguradora, na coordenação e aplicação dos recursos indenizatórios. Importante destacar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense acompanhará, com total transparência, o processo de recuperação.