O Grêmio trabalha para que Renato Portaluppi tenha novas alternativas a partir do dia 10 de julho, quando a janela de transferências internacionais abre para o Brasil. Além da busca de um centroavante para disputar com Diego Costa o posto de titular, o departamento de futebol também ampliou a busca por mais opções ofensivas. Um outro camisa 9 para grupo, um meia central e mais um ponta estão na lista de desejos gremistas.
Um dos nomes que o Grêmio chegou a conversar foi Felipe Anderson, que deixou a Lazio. O meia-atacante foi uma das alternativas procuradas, mas não foi possível competir com o patamar financeiro da proposta do Palmeiras. A investida da equipe paulista venceu até a concorrência da Juventus.
Philippe Coutinho também foi procurado pelo Grêmio, mas o meia-atacante indicou que seu desejo é retornar ao Vasco. Como a situação entre o jogador e a equipe carioca ainda não está finalizada, o Tricolor se mantém atento a situação.
Suprir as carências do ataque é considerada prioridade. A expectativa é de que um dos centroavantes com negociação em aberto possa ser confirmado até a abertura da janela. Deyverson, do Cuiabá, é um dos nomes avaliados para reforçar o grupo.
Para a função de ponta, além da possibilidade de buscar um jogador fora do clube, um meninos das categorias de base está em avaliação pela comissão técnica e deve receber oportunidades de treinar com o time principal nas próximas semanas. Trata-se do atacante Alysson Edward, 18 anos.