O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) adiou o julgamento dos dois jogadores do Grêmio expulsos contra o Bahia e do técnico Renato Portaluppi previstos para esta quarta-feira (26). No fim de abril, o Tricolor entrou com uma notícia de infração contra o Jailson Macedo Freitas e quer que tudo seja julgado junto ou então que o inquérito do ex-árbitro seja decidido antes. Não há data prevista para novas decisões.
A notícia infração foi apresentada pelo Grêmio em virtude da interferência indevida de Jailson na arbitragem, especialmente em comunicações com o quarto árbitro, Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho, igualmente citado na denúncia.
O atacante Nathan Fernandes foi denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". Ele foi expulso por fazer um gesto com as mãos indicando que o árbitro da partida entre Tricolor e Bahia, Bráulio da Silva Machado, estava roubando. A imagem também foi flagrada pelas câmeras.
Já o centroavante foi delatado pelo quarto árbitro no caso que virou polêmica após Renato afirmar que quem delatou o atacante teria sido Jaílson Freitas, delegado do jogo, que não teria poder pra isso. O camisa 19 foi denunciado no artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) e no 258 II (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões).
O técnico está incurso no mesmo artigo, o 258, que fala em desrespeitar os membros da arbitragem.