"O Grêmio vai decolar" é uma frase que já está marcada na história de Renato Portaluppi no clube. O treinador já afirmou isso mais de uma vez e o resultado foi positivo, com o Tricolor realmente melhorando na temporada, após sequência de partidas ruins que geraram cobranças ao técnico.
Após a derrota para o Fortaleza pelo Brasileirão, na quarta-feira (19), Renato prometeu novamente que a equipe iria "decolar".
— Daqui a pouco o Grêmio vai sair (do Z-4) e começar a decolar, apesar de todos os problemas. Sempre vou defender meu grupo — disse na coletiva de imprensa.
O Tricolor é o 19º colocado do campeonato, com seis pontos em oito partidas disputadas, sendo duas a menos do que a maioria dos adversários. A sequência é de cinco derrotas seguidas no campeonato, o que causa preocupação de um lado. Mas, por outro, traz a esperança na mística da frase utilizada pelo treinador às vésperas do clássico Gre-Nal 442.
Grêmio decolou em 2019
Não é a primeira vez que o termo "decolar" é utilizado pelo treinador. Em 2019, após começar o Brasileirão com uma das piores arrancadas da história do clube na competição, sendo vice-lanterna com dois pontos em cinco rodadas, Renato começou a utilizar a expressão para se defender das críticas e motivar o grupo de jogadores.
Na quarta rodada, após empate contra o Corinthians, o treinador falou:
— Daqui a pouco o Grêmio vai para o lugar dele, vai decolar. Quem está ao lado do Grêmio hoje que trate de decolar, porque é lá (na parte de cima) que estaremos.
Na rodada seguinte, após perder para o Ceará, em Fortaleza, ele foi questionado pela atuação da equipe e reafirmou o que havia dito:
— Você tem alguma dúvida de que o meu time vai decolar? Não tem prazo, são 38 rodadas, disputamos cinco rodadas e faltam 33 rodadas.
O resultado disso foi que o Grêmio realmente decolou. Nas cinco rodadas seguintes, o Tricolor venceu três, empatou uma (Gre-Nal no Beira-Rio) e perdeu um jogo, que foi fora de casa, contra o Bahia. No final do Brasileirão daquele ano, o Grêmio terminou no G-4, na quarta posição, com 65 pontos.
Novamente a promessa em 2020
No ano seguinte, o Grêmio novamente estava vivendo um momento ruim no Brasileirão. Na 13ª rodada, a equipe ocupava a 14ª posição com 14 pontos, e o desempenho incomodava a torcida.
Após o empate no Gre-Nal 428, em 1 a 1, na Arena, Renato começou a ser questionado pelas suas escolhas e pelo desempenho do time. Foi então que ele utilizou novamente o termo:
— Bota aí, daqui a pouco o Grêmio vai decolar. Sei que vocês vão botar na manchete. É todo ano isso.
E novamente o Grêmio decolou na tabela. Nos cinco jogos seguintes, o Tricolor obteve mais uma vez três vitórias, um empate e uma derrota. No final do Brasileirão, o clube foi o sexto colocado, com 59 pontos, garantindo vaga na Libertadores da próxima temporada.