A pesquisa é demorada, mas os números do Grêmio no Brasileirão escancaram que cinco derrotas seguidas é algo muito incomum na vida do clube. Aliás, o resultado diante do Fortaleza, no Castelão, é inédito se considerarmos o campeonato no formato atual, com 20 participantes.
O alerta está ligado. A última vez que o Grêmio teve cinco derrotas consecutivas foi há 20 anos. Naquela edição de 2004 do Brasileirão, a equipe fez pior, perdeu seis jogos em sequência. O fim desta história foi de rebaixamento para a Série B.
Desde que o Grêmio retomou sua trajetória no Brasileirão, após a enchente, foi derrotado em todas as partidas: Bragantino (2 a 0), Flamengo (2 a 1), Botafogo (2 a 1) e agora Fortaleza (1 a 0). No entanto, antes da tragédia climática no Rio Grande do Sul, já havia perdido para o Bahia fora de casa (1 a 0).
Agora o Grêmio tem pela frente o Gre-Nal, no Couto Pereira, em Curitiba. Depois disto, encerra a agenda de jogos do mês de junho contra Atlético-GO, fora de casa, e Fluminense, em Caxias do Sul.
Derrotas seguidas do Grêmio no Brasileirão:
- 0x1 Bahia
- 0x2 Bragantino
- 1x2 Flamengo
- 1x2 Botafogo
- 0x1 Fortaleza