A recuperação dos atletas lesionados do Grêmio foi impactada pela tragédia climática. Por conta da restrição de água nos hospitais, o atacante Jhonata Robert teve a sua cirurgia no joelho esquerdo adiada. Além disso, diante do alagamento no CT Luiz Carvalho, o departamento médico precisou providenciar uma nova estrutura para tratamento dos atletas Geromel, Mayk, Mila e Pavon.
Os únicos jogadores que foram liberados pelo DM neste período sem atividades foram o lateral-esquerdo Reinaldo e o zagueiro Gustavo Martins, ambos já recuperados de lesão muscular. A dupla, inclusive, viajou para São Paulo e deve ficar à disposição do técnico Renato Portaluppi para o jogo do dia 29 de maio, contra o The Strongest-BOL, em Curitiba, pela Copa Libertadores.
Já Jhonata Robert seria operado no dia 5 de maio, em virtude de uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Porém, diante da enchente e da restrição de água nos hospitais de Porto Alegre, a cirurgia foi adiada e deve ocorrer nesta semana. O atleta ficará afastado dos gramados por um período significativo.
No caso dos demais lesionados, o Grêmio precisou viabilizar uma nova estrutura para tratamento médico e fisioterapia. Com o CT Luiz Carvalho inundado, os jogadores que não viajaram a São Paulo por questões médicas realizam atividades no Parque Esportivo da PUCRS. São os casos de Geromel, Mayk, Mila e Pavon. O objetivo agora é atenuar o prejuízo do período em que, em virtude da enchente, o DM ficou sem atividades.
Deste grupo, os mais próximos de um retorno aos gramados são o lateral Mayk e o atacante Pavon, ambos em recuperação de lesão muscular grau 2b na coxa direita sofrida em abril. Inicialmente, o planejamento previa que a dupla retornasse ao time entre o fim de maio e o início de junho. Contudo, não há qualquer perspectiva de os dois atuarem contra o The Strongest, no dia 29, e, por isso, ambos permaneceram em Porto Alegre.
O técnico Renato Portaluppi chegou à concentração tricolor, em Guarulhos, apenas na manhã desta segunda (20). A partir desta tarde, o treinador deve dar início aos treinos técnicos e táticos no CT do Corinthians.