O avanço do Rio Guaíba sobre a cidade de Porto Alegre afetou diretamente o CT Luiz Carvalho e o Instituto Geração Tricolor (IGT). Nesta sexta-feira (3), o Centro de Treinamentos do Grêmio amanheceu alagado e sem condições de acesso. A avenida João Moreira Maciel, que passa em frente ao dois locais, também foi afetada pela elevação do rio. A comissão técnica deu folga aos atletas.
A reapresentação do elenco está marcada para a manhã deste sábado (4). Mas persistindo os problemas de acesso ao CT e com os campos de treinamento alagados, o Grêmio deverá escolher um novo local para as atividades do final de semana.
O CT de Eldorado do Sul foi fechado por conta da água que segue trazendo prejuízos aos moradores da cidade vizinha. Outra possibilidade seria treinar na Arena, mas a tendência é de que o local sofra também com as enchentes que afetam o entorno.
A programação do Grêmio apresenta também treinamentos na manhã de domingo (5), tarde de segunda-feira (6) e manhã de terça (7), antes da viagem para o Chile. Na quarta-feira (8), às 19h, o Tricolor enfrenta o Huachipato.
Outro local fortemente atingido pelas águas foi o Instituto Geração Tricolor (IGT), que fica localizado próximo ao Centro de Treinamentos do Clube, o local está totalmente alagado. O Instituto atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Não é a primeira vez que o CT Luiz Carvalho sofre por conta das enchentes. Em setembro e novembro do ano passado, o local também sofreu com alagamentos. Mas, diferentemente do que pode ocorrer agora, o Grêmio não precisou procurar outro local para realizar suas atividades.