As músicas da Geral foram a trilha sonora da concentração do Grêmio na manhã deste sábado (6). Os cânticos foram reproduzidos por meio dos celulares de alguns dos gremistas que fizeram vigília no saguão, no aguardo da decisão do Gauchão. Contudo, o ambiente de festa fica restrito à torcida. O Tricolor blinda o grupo de jogadores e adota várias medidas para criar um clima de mobilização total para a final contra o Juventude, às 16h30min.
A conquista do hepta é tratada institucionalmente como uma prioridade do clube. Por isso, todos os jogadores foram relacionados pelo técnico Renato Portaluppi, incluindo aqueles que estão vetados pelo departamento médico, como Jhonata Robert e André Henrique. Além disso, internamente, a direção e a comissão técnica adotam um discurso forte de mobilização, buscando incutir no grupo uma ideia de jogo grande.
Na entrevista coletiva oficial pré-jogo, nesta sexta (6), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o zagueiro Pedro Geromel destacou a importância do título gaúcho para os objetivos do clube na temporada.
— Eu acho que é muito importante para a gente começar o ano bem. Para dar uma tranquilidade para o restante do ano. Para a gente trabalhar com mais calma, sem muita pressão. Até 2016, como o Grêmio estava há muitos anos sem título, era muita pressão, que atrapalhava muito. Influenciava negativamente. Como estamos em uma espiral positiva, essa pressão a gente lida de uma forma melhor. Mas gente busca conquistar o Gauchão para seguir o ano de uma forma mais tranquila — explicou o zagueiro.
Pouco mais de 30 gremistas estiveram presentes na concentração gremista neste sábado, em sua maioria, torcedores do Interior que optam por se hospedar o mais próximo possível dos jogadores. No mais, ao menos ao longo da manhã, não houve a presença de torcedores na parte externa do hotel Deville, QG tricolor na zona norte de Porto Alegre.
Às 11h30min, o técnico Renato Portaluppi comandou uma reunião de rotina com os demais integrantes da sua comissão técnica. O almoço dos jogadores estava marcado para as 12h30min. Já a palestra de Renato ocorrerá às 14h, e o deslocamento para a Arena será às 14h30min.
Recuperado de lesão, o zagueiro Pedro Geromel será a grande novidade na defesa, assim como o lateral Mayk, que cumpriu suspensão na partida de ida, em Caxias do Sul.
Com isso, o time gremista terá Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Diego Costa e Gustavo Nunes.
Grêmio e Juventude decidem o título do Gauchão neste sábado (6), às 16h30min, na Arena.