O jogo do Grêmio contra o The Strongest vai servir para Renato Portaluppi dar oportunidade a jogadores que nitidamente perderam espaço na campanha do Gauchão. Na altitude de La Paz, atletas como Marchesín, Galdino, Besozzi e Nathan Pescador podem reaparecer no time titular do Grêmio.
O goleiro argentino foi contratado com status de titular para a temporada de 2024. No entanto, após atuações pouco seguras e uma lesão muscular, acabou perdendo espaço nos últimos jogos. A última partida disputada pelo goleiro foi o clássico Gre-Nal do dia 25 de fevereiro.
Recuperado de lesão muscular, o argentino ficou fora das partidas de semifinal por opção do técnico Renato Portaluppi. A tendência é de que Caíque seja mantido como titular para a partida do próximo sábado (6) contra o Juventude.
A situação de Everton Galdino chama mais atenção. O atacante teve seu contrato renovado até dezembro de 2026, mas as fracas atuações na atual temporada fizeram com que o jogador perdesse espaço com Renato. A última aparição como titular foi na goleada sobre o Santa Cruz, no dia 17 de fevereiro, por 6 a 2, na Arena.
Foi também nesta partida a última vez em que Lucas Besozzi esteve em campo pelo Gauchão. Neste jogo, o argentino atuou durante pouco mais de cinco minutos.
Quem não aparece há um bom tempo no time do Grêmio é Nathan Pescador. No dia 14 de fevereiro, na oitava rodada da primeira fase, foi titular da equipe reserva, comandada pelo interino Alexandre Mendes. O jogo terminou empatado em 0 a 0 no Colosso da Lagoa, em Erechim.
A partir desse jogo contra o Ypiranga, Pescador não foi mais utilizado pelo técnico Renato Portaluppi. Este duelo também marcou a única participação do volante Ronald no Estadual.
Na lista de relacionados para o jogo contra o The Strongest está o atacante João Pedro Galvão. Muito contestado pela imprensa e pela torcida, o camisa 11 tem três gols na temporada, mas sem conseguir uma boa sequência de atuações. O banco de reservas vem sendo o destino do jogador.
Por ser uma das poucas opções de centroavante no elenco gremista, JP Galvão vinha sendo titular até o clássico Gre-Nal, vencido pelo Inter por 3 a 2. Nos últimos cinco jogos, justamente após a estreia de Diego Costa, ele vem sendo utilizado apenas na reta final das partidas. A exceção foi a partida contra o Caxias, na partida de semifinal da Arena, quando André Henrique foi a escolha para substituir Diego Costa.
Tanto Besozzi quanto JP Galvão têm contratos com o Grêmio até a metade do ano. Por conta do desempenho abaixo do esperado e, também, pelo fato de ser necessário um investimento para a permanência da dupla, o Grêmio não deve ficar com esses atletas para o segundo semestre.
Para a permanência do argentino, o Grêmio precisaria desembolsar aproximadamente 4 milhões de dólares (R$ 20 milhões) junto ao Lanús-ARG. O contrato de empréstimo de JP Galvão com o Grêmio termina em junho, com opção de compra junto ao Fenerbahçe.
Últimas participações no Gauchão:
- Nathan Pescador e Ronald - empate de 0 a 0 com o Ypiranga (F) - 14/2
- Galdino e Besozzi - vitória de 6 a 2 no Santa Cruz (C) - 17/2
- Marchesín - derrota de 3 a 2 para o Inter (F) - 25/2
- JP Galvão - empate de 0 a 0 com o Juventude (F) - 30/3 (entrou aos 86 minutos de jogo)