O Grêmio corre contra o tempo para ter o time mais forte possível na Argentina, na partida contra o Estudiantes, no dia 23 de abril, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Titulares como Diego Costa e Pepê ainda não têm suas presenças garantidas na partida de La Plata.
O centroavante Diego Costa sofreu um desconforto muscular na derrota para o Vasco, em São Januário, no último domingo (14). O atleta precisou ser substituído ainda no intervalo da partida. O departamento médico do Grêmio ainda não detalhou a situação.
A outra preocupação envolve o volante Pepê. Após entrar no segundo tempo na derrota para o Huachipato, pela Libertadores, o meio-campista sentiu uma lesão e foi preservado nos jogos contra Vasco e Athletico-PR.
— Amanhã (quinta-feira) eu converso com o DM para ver se alguém vai sair. Não posso pensar no jogo de terça, porque temos um jogo sábado pela frente. Nessas horas, temos de pensar direitinho, porque não podemos esquecer do Campeonato Brasileiro, e depois tem Libertadores e ainda tem a Copa do Brasil. Ver como está a situação do Kannemann e do próprio Diego. Depois de sábado vemos saber quem vai viajar para a Argentina e esperamos não perder mais ninguém — explicou o técnico Renato Portaluppi.
Outro sinal de alerta envolve o atacante Pavon. Na vitória sobre o Athletico-PR, o argentino sofreu com o desgaste da partida e precisou ser substituído na reta final. O jogador ainda será reavaliado nesta quinta-feira (18), mas não deve preocupar para o jogo contra o Estudiantes.
Para a vaga de Diego Costa, o substituto já está definido. JP Galvão é a única opção para o setor, já que centroavantes como André Henrique e Jardiel estão entregues ao departamento médico.
Para o meio-campo, no entanto, o treinador trabalha com mais opções. Dodi foi titular na vitória sobre o Athletico-PR e poderá ganhar mais oportunidades. Du Queiroz também é outra opção caso Pepê não esteja à disposição. Já o zagueiro Kannemann foi desfalque na partida contra os paranaenses por conta do protocolo exigido pela CBF para substituições por concussão.
A partir desta quinta-feira, Renato vai definir a estratégia para os próximos dois jogos. Antes da partida contra o Estudiantes, o Grêmio vai receber o Cuiabá, sábado (20), na Arena. Para este jogo, no entanto, a expectativa é de que um time alternativo seja escalado projetando força máxima pela Libertadores. O Tricolor treina na tarde desta quinta-feira (18), às 15h30min, no CT Luiz Carvalho. Será o primeiro treinamento visando aos confrontos com Cuiabá e Estudiantes.