Na folga concedida pelo Grêmio ao grupo de jogadores pela data Fifa, o meio-campista Pepê aproveitou para concluir o processo de cidadania tirar o passaporte italiano. Aos 26 anos, o atleta aproveitará a conclusão dos trâmites de forma pessoal e também profissional, já que ele foi sondado recentemente por clubes europeus.
A notícia foi inicialmente divulgada pelo site ge.globo e confirmada por GZH. O camisa 23 já tinha ingressado com a documentação nos últimos meses para conseguir a cidadania. Com o passaporte italiano, Pepê agora não necessitará de visto para viajar a diversos países, algo que não ocorreria caso ele mantivesse apenas o brasileiro.
Entretanto, a medida também poderá colaborar para um eventual retorno ao futebol europeu. Pepê, já vestiu a camisa dos portugueses do Portimonense entre 2019 e 2020, cedido por empréstimo pelo Flamengo. Nos últimos meses, Sporting-POR e Lazio-ITA chegaram a especular investida pelo atleta, mas nada chegou ao Grêmio de forma oficial.
O Tricolor comprou Pepê por cerca de R$ 8 milhões em dezembro de 2022 e detém 60% dos direitos econômicos. O volante acumula 44 jogos com a camisa gremista e tem dois gols marcados. O vínculo atual tem duração até o fim de 2025.