O Grêmio terá uma novidade para o jogo de volta da semifinal do Gauchão contra o Caxias, na próxima terça-feira (26), na Arena. Sem Villasanti, que estará retornando de um amistoso na Rússia com a seleção do Paraguai, Renato Portaluppi terá de encontrar um novo parceiro para Pepê no meio de campo do Tricolor. O que abre a porta para que Dodi, Du Queiroz ou até mesmo o jovem Ronald tenha uma oportunidade de mostrar seu futebol antes do início da Libertadores.
Em 2024, Villasanti é o jogador que mais atuou pelo Grêmio. O paraguaio lidera o ranking de mais minutos em campo, com 1.049 minutos disputados em 12 jogos. O segundo na lista é Pepê, seu parceiro de meio, com 911 minutos, também em 12 partidas.
Apesar da importância de Villa no time, Renato afirmou que as opções à disposição darão conta do recado.
— Meus volantes precisam marcar e jogar. Hoje, o futebol brasileiro exige muito que os zagueiros e o goleiro também joguem. O volante só marcar em um time grande como o Grêmio não adianta. É isso que gosto nos meus volantes. Mas é uma posição que não me preocupo. Temos jogadores que dão conta do recado — disse, após a vitória no Centenário sobre o Caxias, por 2 a 1.
Dodi fez parte dos primeiros movimentos da direção para 2024. Quando ainda era conhecido como Douglas Moreira Fagundes, o jogador fez parte das categorias de base do Grêmio. Ele permaneceu em Porto Alegre de 2011 (sub-15) até o fim de 2013 (sub-17), quando foi dispensado. Ele foi para o Criciúma em 2014. O bom rendimento em Santa Catarina lhe rendeu uma transferência para o Fluminense, de onde rumou para Santos.
— Eu que levei o Dodi para o Santos. Foi um dos melhores jogadores do time comigo. É um atleta dinâmico, de qualidade e de personalidade. Ele e o Soteldo são duas boas contratações do Grêmio — comentou Odair Hellmann, atualmente no Al-Riyadh da Arábia Saudita.
O principal concorrente de Dodi é Du Queiroz. O volante foi um dos últimos reforços para o Gauchão. Emprestado pelo Zenit, da Rússia, foi uma das surpresas preparadas por Renato para o último Gre-Nal.
Além de atuar mais defensivamente, ele também é opção para cumprir uma função que Ramiro fazia no time gremista campeão da Libertadores de 2017.
— Acredito que o Renato escolha o Dodi pela característica de jogo, por ser um primeiro volante. Mas gostaria de ver o Du Queiroz, que também tem a característica de marcação, mas aí a parceria com o Pepê não teria alguém mais defensivo — projetou Queki, representante da torcida gremista em GZH.
Correndo por fora, Ronald é mais uma opção para a comissão técnica do Grêmio. O volante vindo das categorias de base tem uma característica diferente das outras alternativas na briga pela vaga de Villasanti. Além de ser mais marcador do que as outras opções, também agrega na bola aérea.
Renato já citou que vê no jogador essa qualidade, que Ronald aproveitou para marcar seu primeiro gol pelo clube. No Brasileirão do ano passado, ele fez o gol que rendeu a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG na Arena.
O que “atrapalha” seu crescimento no time profissional são as constantes convocações para defender o Brasil nas seleções de base. Ele começou a temporada com a seleção sub-20 e retornou ao grupo na segunda quinzena de fevereiro, após o Pré-Olímpico disputado na Venezuela.
Com as peças à disposição, a comissão técnica do Grêmio começou no treino dessa quarta-feira (20) a desenhar o formato do time para a decisão da próxima terça-feira, contra o Caxias.