O lado esquerdo defensivo é uma das principais preocupações do técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, para o primeiro jogo da final do Gauchão, contra o Juventude, neste sábado (30). Com a suspensão de Mayk, a equipe não tem à disposição outro lateral com características defensivas. Por isso, para guarnecer o setor, o treinador deve fazer ajustes no posicionamento do meio-campo.
Na avaliação da comissão técnica, a entrada de Mayk, de perfil mais marcador do que o titular Reinaldo, protegeu a defesa e deu mais liberdade para os avanços do atacante Gustavo Nunes na ponta esquerda. Tanto que, desde que o lateral de 24 anos assumiu a titularidade no lado esquerdo, o Tricolor estancou o problema do alto número de gols sofridos no Gauchão.
O problema é que, ao contrário de Mayk, todos os reservas disponíveis na posição possuem vocação ofensiva. O mais cotado é o garoto Wesley Costa, que já ingressou na equipe no segundo tempo da partida contra o Caxias, pela semifinal. Contudo, além de pouco experiente, o garoto de 21 anos é apoiador e não tem a marcação como ponto forte.
Outra alternativa seria improvisar o lateral-direito Fábio no lado esquerdo. No entanto, o ex-jogador do Manchester United também é um atleta ofensivo. A mesma situação vale para Cuiabano, que tem ainda o agravante de estar voltando de duas lesões musculares em sequência.
Se Renato escolher Wesley Costa, Fábio ou Cuiabano, para substituir Mayk, os volantes Villasanti e Pepê devem ser orientados a se aventurar menos no ataque e auxiliar na proteção ao lado esquerdo. Porém, uma possibilidade que não pode ser descartada é a improvisação de um zagueiro na lateral ou até mesmo a adoção do esquema 3-5-2.
Preocupação em números
A preocupação é embasada nos números. Quando Mayk assumiu a titularidade, a partir da lesão de Reinaldo, o Grêmio havia terminado a fase de grupos do Gauchão com apenas a quinta melhor defesa, com 10 gols sofridos em 11 jogos, atrás de Inter, Juventude, Brasil-Pel e São Luiz.
Porém, a partir do último jogo da fase classificatória, contra o Guarany-Ba, nos 243 minutos em que Mayk esteve em campo, o Tricolor sofreu apenas um gol, no jogo de ida da semifinal, contra o Caxias, em um lance polêmico após jogada de escanteio em que o defensor não teve participação. Já na vitória gremista por 3 a 2 no jogo da volta, na Arena, os dois gols sofridos ocorreram após a expulsão do lateral.
Fora dos gramados por conta de uma lesão em dois ligamentos do joelho direito, Reinaldo deve ficar cerca de mais um mês entregue ao departamento médico. A boa notícia é que está praticamente descartada a possibilidade de uma cirurgia. Porém, quando estiver recuperado, o atleta terá o desafio de disputar posição com Mayk,
Caso o outro lateral, Cuiabano, não consiga ter uma sequência após se recuperar da lesão, a direção deve buscar outro lateral-esquerdo no mercado.